Os anos de graduação são uma fase de estudos intensos, mas não é só isso. Durante esse período de graduação, muitos aprendizados pessoais são adquiridos e várias amizades são construídas! Por falta de conhecimento ou interesse, muitos estudantes perdem a oportunidade de aproveitar a faculdade ao máximo. Mas aqui vai uma informação que não é segredo para ninguém: é possível transformar esse período em momentos ainda melhores! Confira nossas dicas e saiba como aproveitar ainda mais o período de graduação: 

1. Participe de palestras e eventos

Os eventos acadêmicos são muito importantes durante essa jornada, além de ampliarem as oportunidades de interação entre os participantes, conectando estudantes, professores e outros profissionais da área. 

As palestras proporcionam uma nova visão sobre temas já conhecidos, além de expandir ainda mais seus conhecimentos. Aqui vai uma dica: busque também palestras de outros cursos! Assim você se conecta com pessoas de outras áreas e, de quebra, também aprende sobre assuntos diversos.

No site catolicasc.org.br na opção de “Agenda Católica SC” você fica por dentro de todos os eventos institucionais e acadêmicos:

2. Iniciação Científica pode ser uma boa oportunidade

As famosas iniciações científicas (IC) são uma ótima alternativa de aprendizado, pois prepara para o mercado de trabalho e conecta o estudante ao universo da pesquisa. Um diferencial muito legal da realização de um IC é que, caso o estudante deseje continuar estudando o tema após a conclusão da graduação, ele pode aplicar a sua pesquisa em mestrados e doutorados. Incrível, né? 

Se seu sonho está relacionado a pesquisas científicas e na área acadêmica, você terá diversas oportunidades de se desenvolver. São mais de 20 projetos de pesquisa, sempre contando com a orientação de professores especializados para lhe dar todo o suporte. 

E todo ano, há o evento CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, em que você expõe os resultados parciais ou finais da sua iniciação científica, onde você também pode participar de eventos nacionais e internacionais. Muitos estudantes conseguem custear os estudos por meio de bolsas, olha só:

“A bolsa do Projeto de Pesquisa cobriu 100% da minha mensalidade enquanto eu desenvolvia pesquisas que agregaram tanto ao meu conhecimento, quanto ao meu currículo. Inclusive, evolui na desenvoltura para apresentações em público, visto que o projeto é apresentado no Congresso de Iniciação Científica.”

Fabiana Ramalho Pereira Tasca, 24 anos, bacharel em Direito

“Durante o curso, participei de dois projetos de Iniciação Científica, com recursos do Uniedu. Os dois projetos foram bastante significativos para a minha formação e contribuíram para o meu desenvolvimento acadêmico e também profissional. Esses dois projetos que tive o prazer de participar me auxiliaram também a desenvolver uma boa oratória, o que hoje em dia é muito importante para o crescimento profissional. Além disso, com a participação nos projetos de iniciação científica, consegui uma bolsa de estudos para estudar por seis meses no exterior, pois um dos requisitos era ter participado de projetos de iniciação científica. Participar de projetos de iniciação científica só contribui para o desenvolvimento do estudante, ademais, há o incentivo financeiro que é extremamente importante para a manutenção das mensalidades do curso.”

Joel Luiz da Rosa, 23 anos, graduado em Engenharia Mecânica

3. Intercâmbios  

Quando o assunto é intercâmbio, estamos falando de uma verdadeira imersão de experiências. Passar alguns meses e até mesmo anos em outro país permite ampliar os relacionamentos e desenvolver gostos, aprendizados e muitas histórias para contar. Tem experiência melhor que essa? 

E olha que legal: A Católica SC, em convênio com a PUCPR, oferecerá por meio da coordenação de Internacionalização várias oportunidades para você realizar seu intercâmbio ou participar de programas de mobilidade internacional. 
Para saber quais programas estão disponíveis entre em contato com o Coordenador do seu curso.

4. Aproveite o câmpus

Há outros espaços que podem e devem ser utilizados durante a vida acadêmica para aproveitar o período de graduação. Nem tudo se resume a sala de aula, correto? Que tal descobrir cada cantinho do Centro Universitário? Conheça outros blocos, explore todos os cantos da biblioteca , da capela e vá até os laboratórios. Além disso, não deixe de conhecer as salas de convivência e explorar novos ambientes de nossa infraestrutura. 

5. Busque atividades complementares

Serviços comunitários e os programas de voluntariado são alguns dos exemplos de possíveis atividades comunitárias. Realizar ações que vão além do esperado, enriquece não só o lado profissional, mas expande ainda mais o pessoal. Se conectar com outras pessoas significa evoluir e aprender todos os dias e tem tudo a ver com a nossa missão!

Quer saber mais sobre os projetos solidários desenvolvidos na Católica SC? Entre já em contato: projetocomunitario@catolicasc.org.br

6. Faça estágios

Além de construir muita experiência prática, estagiar também aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. A experiência profissional enriquece muito o currículo e claro, dependendo da empresa, há a possibilidade de efetivação durante o programa. Já pensou se formar e já estar empregado na área? ?

Central de Carreiras e Estágios 

A Central de Carreiras pode ajudar a encontrar aquele estágio dos sonhos, pois o objetivo é fortalecer o relacionamento com alunos e egressos. Além disso, a Central atua como elo entre os estudantes e o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais e para o planejamento de carreira.

Conheça mais: 
Portal de acesso: https://carreiras.catolicasc.org.br/
Contato: catolicacarreiras@catolicasc.org.br

NAF – Núcleo de Apoio Contábil Fiscal

O núcleo oferece atendimento gratuito à comunidade na área fiscal em parceria com a Receita Federal. Os serviços são realizados por acadêmicos de diversas fases dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Católica SC em Joinville, sob a supervisão de professores orientadores. Entre os serviços prestados estão: inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal, orientações sobre declaração de imposto de renda, entre outros.

Para mais informações entre em contato: naf@catolicasc.org.br.

NPJ – Núcleo de Prática Jurídica

As atividades de estágio são essencialmente práticas e proporcionam ao estudante a participação em situações simuladas e reais da vida e de trabalho, vinculadas a sua área de formação. No NPJ, os acadêmicos do curso de Direito, supervisionados por orientadores, prestam serviços jurídicos gratuitos para a comunidade carente da comarca de Jaraguá do Sul e Joinville. O atendimento é direcionado para quem não possui condições de pagar as despesas do processo judicial e os honorários advocatícios.

Para mais informações entre em contato:
Jaraguá do Sul: npj@catolicasc.org.br
Joinville: npj.joi@catolicasc.org.br

7. Participe da Pastoral Universitária

Foto tirada antes da pandemia, 2019

A Pastoral na Católica SC busca continuar o legado de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas com vivências para colaboradores, professores e acadêmicos, além de formações, momentos de espiritualidade, ações comunitárias e outras iniciativas transformadoras. As práticas solidárias são exercidas diariamente no dia a dia das Pastorais e quem participa dessas atividades desenvolve responsabilidade social cristã.

Algumas das atividades:

  • Aulas gratuitas de Taekwondo para a comunidade de Jaraguá do Sul
  • Catequese para adultos
  • Consultoria gratuita sobre seu Projeto de Vida
  • Espiritualidade na Trilha, Retiros Universitários
  • Arrecadação de alimentos e roupas para comunidades carentes
  • Yoga- Meditação on-line

Para mais informações entre em contato: pastoral@catolicasc.org.br

8. Católica Club

Uma plataforma com conteúdos e desafios exclusivos para os estudantes da Católica SC. Ao longo da jornada, você concorre a muitos prêmios também. Para começar é muito simples: faça seu cadastro com seu e-mail acadêmico, inicie os desafios da plataforma, acumule pontos e troque por brindes exclusivos! ?

E aí, o que achou das dicas? Espero que a sua experiência durante o período de graduação seja incrível e inesquecível. ? 

Não deixe de me acompanhar nas outras redes sociais, por lá divulgo todas as novidades: Instagram e Facebook! E se inscreva no meu canal no YouTube, combinado?

Até o próximo blog! 

Fontes: Educa Mais Brasil, Guia do Estudante