Anotar o conteúdo de uma aula é muito importante para ajudar a fixar as novas informações e, claro, para dar aquela forcinha na hora de relembrar os tópicos essenciais para fazer uma prova.

Porém, quando a aula está rolando é necessário concentrar a atenção no professor e conciliar com as anotações rápidas, feitas no caderno ou no computador. Muitas vezes, podemos nos perder na coerência dessas anotações. Afinal, quem nunca foi revisar posteriormente o conteúdo e se perguntou: o que eu escrevi aqui? Isso é mais comum do que você imagina. 

Para fazer anotações cada vez mais eficazes, tanto das aulas online, quanto das presenciais, listamos 7 dicas essenciais para compreender melhor o conteúdo e garantir anotações objetivas e organizadas, confira:

1. Prepare-se para a aula 

Pensive man working with computer and thinking in the evening

Se você tiver tempo, tente se adiantar e verificar quais tópicos serão trabalhados na próxima aula. Aproveite para ler o material de apoio enviado pelo professor, como artigo, a sugestão de um vídeo ou a apresentação de powerpoint, que guiará a aula. Adiantar essa etapa te ajudará a ter um overview do que será estudado e também a fazer anotações mais precisas.

2. Evite distrações 

Escolha um espaço que seja tranquilo, silencioso e visualmente clean, para não ficar se distraindo com os objetos do espaço. Outra dica importante é deixar o celular no silencioso e afastado, para você não ficar de olho nas notificações.

3. Anote os conceitos-chave de forma simples

College People Study Learning Reading Lecture Notes

Não é necessário registrar tudo o que o professor fala. Comece anotando o tema da aula e a data. Depois anote o tópico principal da aula. Em seguida, marque os demais subtópicos e exemplos expostos pelo professor. Sempre use palavras-chave e escreva frases curtas para descrever os tópicos e subtópicos importantes. 

O resultado é uma espécie de lista do conteúdo, com as informações dispostas de maneira eficiente, mostrando os assuntos relevantes do tema da aula. 

Dessa forma, ficará mais fácil revisar o conteúdo posteriormente, pois você vai ler os pontos importantes e relembrar o que foi dito naquele dia.

4. Como eu identifico o que é importante?  

O primeiro passo é analisar o tema da aula. Durante o conteúdo, o professor vai reforçar os pontos altos da aula, exemplificando com cases de sucesso, associando com alguma situação do cotidiano, com falas do tipo “isso é importante”, “anotem isso aqui”, “isso você precisa saber” e por aí vai. São essas entonações que sinalizam o que você deve destacar na anotação.

Nesse momento você não deve se preocupar em deixar a escrita perfeita. O importante é ser legível. Depois, você pode até mesmo passar a limpo e usar os marca-textos coloridos que a gente tanto gosta.

5. Use recursos visuais 

College People Study Learning Reading Lecture Notes

Grifar, circular,  fazer caixas, usar setas, usar palavras como “pesquisar” e “importante”, tudo isso ajuda na sequência da sua anotação da aula online. 

O mesmo vale para cores diferentes de canetas. Use uma para anotar o conteúdo geral e outra para destacar suas dúvidas. Assim, será muito mais fácil visualizar e perceber quais pontos você deve perguntar para o professor e pesquisar mais para compreender melhor o assunto e complementar a anotação.

6. Não deixe de fazer perguntas

Hard work pays off every time!

Não fique com vergonha de fazer perguntas para o professor. Uma dúvida sua pode ser a mesma de vários outros estudantes. Então, é melhor parar alguns segundos para perguntar do que acabar assimilando o conteúdo de forma errada.

7. Fotografe as explicações do professor 

Mesmo tendo o material de apoio, parece que  só conseguimos compreender alguns tópicos com a ordem da explicação do professor ou com o desenho que ele faz para exemplificar. Nessas horas, você pode usar o celular para fotografar e rever o conteúdo posteriormente. 

Para esses registros não ficarem perdidos, crie um álbum no rolo da câmera só para os clicks feitos de aulas. Assim, você conseguirá acessar a foto rapidamente quando precisar.      

Curtiu essas dicas? Não deixe de conferir também 6 dicas infalíveis para aproveitar a aula durante a transmissão on-line, e ainda dê uma olhadinha nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram! Sempre tem novidades por lá 😉 

Fontes: Revista Galileu e Débora Aladim