Não há dúvidas que a rotina de aula mudou muito para os estudantes da graduação presencial. Uma adaptação que pode ser um tanto quanto difícil, e até mesmo bater aquela sensação de não ser tão produtivo(a) quanto gostaria. 

Para você manter a motivação na rotina de aulas online e o ritmo de estudo, separamos algumas dicas, que são simples, mas que podem fazer toda a diferença para te ajudar a manter bem-disposto(a) nessa fase do ensino a distância. Confira!

1. Não acorde em cima da hora

Female person drinks coffee and uses laptop in bed

As manhãs já estão mais frias, você foi dormir mais tarde… Se você é do turno da manhã, com certeza você já acordou em cima da hora. Mas não dá para se atrasar para a aula online, né? 

Então, tente manter sua rotina dos dias de aula presencial. Acorde cedo, tome café, tira o pijama ou tome um banho para espantar a preguiça.

2. Ligue o computador e acesse o sistema online com antecedência

Ligue o computador um bom tempo antes da aula iniciar. É para evitar que ele não atualize justo no start da aula. Em seguida, acesse o sistema do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou link da vídeo conferência antes de iniciá-la.

Também separe todo o material necessário para deixar no seu espaço de estudo. Aliás, uma boa dica é manter a sua mochila ou bolsa organizada, como nos dias de aula presencial, e deixá-la sempre no mesmo lugar. Se sua mesa de estudo não é fixa, leve a mochila ou a bolsa para o espaço escolhido sempre que for ligar o computador. 

3. Deixe o celular de lado

Eu sei, já é automático pegar o celular e se perder no feed do Instagram. 

Algumas pesquisas estimam que consultamos nosso celular, em média, mais de 100 vezes ao dia. É muita coisa!  Esse “vício” de acessar o celular automaticamente ganhou até um nome: “nomofobia”, do inglês “no mobile phone phobia”, ou fobia de não ter telefone móvel.

Outra dica importante é não sincronizar o WhatsApp com o computador. Dá vontade, mas é uma baita distração e atrapalha muito na compreensão do conteúdo.  

Também desative as notificações que não sejam pessoais. Muitas que recebemos são dos diferentes aplicativos que temos e não dos nossos contatos da família e de amigos. Isso faz com que o celular vibre e fique acendendo várias vezes ao longo do dia e da noite. Aí já viu, o dedinho automaticamente vai direto desbloquear a tela. 

4. Não atrapalhe o professor e os colegas 

Enquanto a aula estiver rolando, deixe o seu microfone do mudo. Use-o apenas no momento em que você precisar falar. Caso contrário, qualquer barulho que você fizer, seja da tecla do computador, da cadeira, da caneta batendo na mesa, tudo será ouvido pela turma que está online.  

5. Faça o intervalo de aula também em casa

Young casual woman stretching her arms in front of laptop

O intervalo entre as aulas que acontece no presencial, também acontece no online. Use esse tempo para andar pela casa, se alongar, comer uma fruta, ir ao banheiro… Só não vale se distrair e relaxar muito, porque você pode acabar perdendo a próxima aula.

6. Qualidade da internet e do equipamento 

Studying online

A internet pode oscilar e até cair nesse momento. Então, para assistir as aulas online, encontre o melhor ponto de sinal de wi-fi na casa.

Se o computador não está nos seus melhores dias, a dica é deixar apenas as abas da aula aberta. Nada de deixar vários softwares abertos. Agora, se sua opção é o celular, desative todas as notificações e tenha sempre uma tomada e o carregador por perto. Essa dica também vale para o tablet e o notebook.

Se surgir algum problema técnico durante a aula, conte com a ajuda dos colegas de turma para ter acesso às anotações do conteúdo perdido e, também, com o auxílio do professor. Aliás, fazer hangouts com os colegas nesta quarentena pode ajudar a fixar o conteúdo, tirar dúvidas e ainda matar a saudade. 

E lembre-se: ninguém estava preparado(a) para este momento e é só uma fase. Use o que você tem e tente ficar tranquilo(a). Vai passar! 

Boa aula para você! 

Fonte: BBC