Buscar melhores soluções é o desafio diário do grupo de pesquisa Danmas (Desenvolvimento e Aplicação de Novos Materiais Sustentáveis). Conheça um pouco mais sobre os projetos de couro ecológico desenvolvidos pela equipe e coordenados pela professora Luana, que é a nossa #ProtagonistaCatólicaSC de hoje! 

Inovação no design com o couro ecológico

Para a produção do Couro Ecológico, um dos materiais que são utilizados é o scoby, uma colônia de bactérias responsável por causar a fermentação da kombucha. Como uma das acadêmicas de Design é filha de um produtor da bebida que disponibilizou a matéria-prima, a equipe começou a usá-lo em 2019. A inspiração foi uma descoberta realizada pela equipe de pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, de que a substância possibilita o desenvolvimento de um couro ecológico. 

O processo de fabricação dura cerca de 15 dias e resulta em um material de 2 a 4 cm de espessura, de acordo com a temperatura. A dimensão é suficiente para confeccionar peças, com um resultado muito próximo do couro animal. O biotecido tem uma resistência mecânica alta e é pode ser costurado, como as peças que já foram desenvolvidas com ele, como bolsas, mantas, brincos e pulseiras. 

 Algumas peças artesanais produzidas com "couro de kombucha", feitas pela professora Luana Vieira, da Universidade Católica de Santa Catarina. (Créditos: Acervo Pessoal / Luana Vieira)

O melhor deste material é que ele não causa nenhuma agressão no meio ambiente e tem um processo totalmente limpo, da produção ao descarte. A professora Luana compartilhou que é uma enorme satisfação poder contribuir para satisfazer as necessidades da população atual, sem comprometer as condições de vida das gerações futuras. 

E os próximos passos dessa iniciativa? Vai ser aberto um edital para o segundo semestre para formar um novo grupo de pesquisa com acadêmicos. Desta forma, será investigado as possibilidades de alterar o aroma do tecido, caracterizar o material em termos mecânicos, químicos e físicos, realizar o processo com uma estufa de temperatura fixa em torno de 25 e 27º C e permitir um crescimento mais rápido. A partir desses avanços, será possível ampliar a sinergia com o curso de Moda para a produção de peças e ir além dos muros, firmar parcerias com empresas. Afinal, o que é bom pode (e deve) ser divulgado! ?

Quer participar desse projeto? Fale com a professora Luana no e-mail lavieira@catolicasc.org.br

Conheça todos os cursos da Católica SC! 

Luana de Aguiar Vieira é engenheira mecânica, com mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais. Desde 2006, leciona na unidade de Jaraguá do Sul da Católica de Santa Catarina. Atualmente, conduz disciplinas dos cursos de Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, além de ser responsável pelo grupo de pesquisa Danmas (Desenvolvimento e Aplicação de Novos Materiais Sustentáveis).

Conheça todas as nossas histórias da série #ProtagonistasCatólicaSC e fique de olho aqui no blog para acompanhar as próximas! 

Siga-me também nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder nenhuma novidade.