A primeira história da Série Protagonistas é repleta de amor pela profissão, determinação e muita dedicação.

Desde jovem, a vocação de Tarcisio Padilha para a Teologia sempre foi muito nítida e intensa. Ele morava em uma comunidade de missionários e vivia com dedicação integral à família, atuando também como palestrante, pregador e professor de curso bíblico.

Estudar Teologia foi uma consequência natural e de vocação e, em 2018, Tarcisio concluiu o curso no campus de Joinville. Ele conta que foi uma experiência muito positiva, principalmente para a comunidade de fé. Vocacionalmente, ele afirma que foi uma escolha fantástica, pois ama muito a Teologia e gosta do que faz.

Neste curso, além da bíblia, áreas como a história da igreja, liturgia e bioética são estudadas, resultando em uma formação mais vocacional e pastoral. Inclusive, muitos catequistas e ministros fazem para complementar o curso e poder ajudar mais nas paróquias. Também existem aqueles que iniciam a graduação em busca de um sentido existencial ou de respostas.

O curso desenvolve e amadurece a fé, o senso crítico e a capacidade de articular o conhecimento religioso. E para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, ser professor ou pesquisador, a teologia é uma boa porta de entrada.

O passo seguinte do Tarcísio foi seguir a sua vocação. Ele assumiu a assessoria na Diocese de Cursos Bíblicos e de formações para ministro e catequistas. Em 2019, conquistou uma bolsa de mestrado na PUCPR e hoje se dedica integralmente à pesquisa, com uma bolsa da Capes. Desde a graduação, ele pesquisa sobre o envolvimento masculino no planejamento familiar. Com seus estudos, pretende ser professor universitário e continuar seguindo a carreira de pesquisador.

Outra atividade de Tarcisio é a produção de artigos científicos e capítulos de livros. Um desses artigos foi um desdobramento do seu TCC sobre o método de ovulação Billings de planejamento familiar natural, que até mesmo foi publicado em uma revista conceituada na área da bioética.

Para ele, um fator muito relevante é também poder vivenciar outras áreas. Afinal, a sua consegue dialogar com a sociedade sobre diversos temas que são relevantes. E ele deixa um recado: “Quem deseja seguir a carreira, o caminho é produzir conhecimento”.

Você também pode gostar:
6 dicas para não errar na escolha da graduação
8 motivos para você começar uma graduação depois dos 30, 40, 50 anos

Desde 2020, o teólogo mantém um canal para falar sobre paternidade e parentalidade, o @planejahomem. Além disso, Tarcisio está concorrendo a uma bolsa de doutorado para viabilizar os próximos quatro anos de aprofundamento nos estudos. Desejamos boa sorte, Tarcisio!

A formação

A formação em teologia é fundamentada na bíblia, antropologia e teologia cristã. É possível atuar em prática pastoral, ministérios eclesiais, na pastoral efetiva dentro de uma comunidade religiosa, como pesquisador, em assessoria de ONGs e movimentos políticos e sociais, na descrição e análise do fenômeno religioso ou ainda lecionar.

E você, se interessou pelo curso? Clique aqui e confira todos os detalhes da Graduação em Teologia!

Logo logo você confere aqui a próxima história da série #ProtagonistaCatólicaSC ?

Fique ligado(a) no blog e nas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até a próxima!