Eles venceram etapa regional e se preparam para votação que irá definir disputa em Nova York

Unir o teórico mundo do direito à tecnologia. Com esta difícil tarefa um grupo formado por um advogado, três desenvolvedores e três egressos da Católica SC, dos cursos de Design e Direito, venceram a etapa regional da competição Global Legal Hackathon, uma maratona criativa voltada para questões legais.

O aplicativo Laway, desenvolvido por eles, usa a gamificação para ajudar estudantes de direito e recém-formados na prática jurídica. Por meio de perguntas e casos fictícios, o aplicativo online ajuda as pessoas a entenderem melhor questões de direito – em breve, os criadores pretendem disponibilizar conteúdos referentes à mediação, arbitragem e negociação.

O projeto Laway ficou com a primeira colocação na etapa regional da maratona, que ocorreu em fevereiro, em Jaraguá do Sul. Eles receberam premiação de R$ 4 mil e apoio da Católica SC e da Acijs para desenvolver o projeto.

Agora, eles enfrentaram competidores do Brasil todo em uma votação que será realizada nos próximos dias por profissionais de diversas áreas do conhecimento do mundo todo. As iniciativas vencedoras desta fase irão a Nova York disputar o prêmio mundial.

Para a segunda etapa, o grupo gravou um vídeo na Católica SC, explicando detalhes do aplicativo com a participação de estudantes de Direito da Instituição.

Para Vanessa Schwirkowsky, controladora geral do município de Jaraguá do Sul, formada em Direito na Católica SC em 2017, a competição foi uma surpresa. “Posso definir como uma experiência nova e incrível. Eu nunca havia participado de nada parecido e poder colaborar com esta ideia está sendo maravilhoso. Pela minha experiência como estudante, posso afirmar, que o Laway será um complemento aos estudos e pode trazer muitos ganhos em conhecimento para recém-formados também”, destaca.

Joarez Faust, product owner na Projuris e integrante do grupo desenvolvedor, diz que o aplicativo facilita muito o entendimento das pessoas com relação às leis e em poucos passos dá uma visão completa de alguns casos específicos. “É uma modernização que hoje não temos na área. Ajuda estudantes, mas também os profissionais do direito no geral, que queiram entender melhor sobre processos e situação judiciais de seu interesse”, ressalta.

Esta segunda fase de divulgação passa por validação do problema e proposta de produto em um formulário web que irá gerar insumos para os jurados na seleção dos trabalhos. Para votar, clique aqui.

O Global Legal Hackathon é uma maratona mundial que ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo. A iniciativa, realizada em Jaraguá do Sul pela OAB, também passou por Florianópolis e Balneário Camboriú.

Conheça detalhes do projeto aqui.