Pelo terceiro ano, a Católica de Santa Catarina recebeu a certificação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) por atender aos Objetivos do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do reconhecimento, o grupo formado por voluntários busca reconhecer pessoas e instituições que realizam boas práticas que ajudam a melhorar o mundo.
Entre as dezenas de projetos sociais realizados pelo Núcleo de Projeto Comunitário em 2017, 38 iniciativas promovidas em em Jaraguá do Sul e em Joinville enquadram-se nos Objetivos do Milênio e resultaram no atendimento a 2.782 pessoas da comunidade. As ações são desenvolvidas dentro da disciplina de Projeto Comunitário – componente curricular em que os acadêmicos de todos os cursos da Instituição devem cumprir 30 horas de participação em atividades sociais.
Os projetos promovidos pela Instituição contribuíram, principalmente, com o quesito “Educação de Qualidade” (quarto Objetivo do Milênio). “Esse reconhecimento mostra que a Católica SC é uma instituição respeitada pela sociedade e que contribui para melhorar o mundo de forma contínua, em todas as suas práticas”, avalia a coordenadora do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos.
As iniciativas que mereceram destaque são: Reforço Escolar de Matemática (oferecido para alunos de escolas públicas com baixo desempenho escolar), Aprendendo a Jogar Xadrez (aulas para pessoas da comunidade que se interessam pelo esporte), Inclusão Digital Básica e Inclusão Digital para Aplicativos (aulas de informática para adultos acima de 40 anos), Alfabetização para Haitianos e Projeto Lutar pela Vida (aulas de karatê para estudantes carentes). Todos os cursos são gratuitos.
O Movimento Nós Podemos, do qual a Católica SC é parceira, busca mobilizar os segmentos privado, público e do terceiro setor para melhorar a vida das pessoas atingindo os oito ODMs estabelecidos no ano 2000 pela ONU.
Em agosto de 2015, 193 países acordaram os seguintes 17 objetivos:
1. Nenhuma pobreza… Terminar com a pobreza em todas as suas formas em todo o mundo.
2. Nenhuma fome… Terminar com a fome, alcançar a segurança alimentar e uma nutrição melhorada e promover uma agricultura sustentável.
3. Boa saúde… Assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.
4. Educação de qualidade … Assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de formação contínua para todos.
5. Igualdade de gênero… Alcançar uma igualdade de gênero e atribuir competências a todas as mulheres e raparigas.
6. Água limpa e saneamento… Assegurar a disponibilidade e uma gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia renovável e a preços acessíveis … Assegurar o acesso a energia a preços acessíveis, fiável, sustentável e moderna para todos.
8. Bons empregos e economia… Promover um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9. Inovação e boa infraestrutura… Construir uma infraestrutura sólida, promover uma industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10. Reduzir a desigualdade … Reduzir a desigualdade nos países e entre países.
11. Cidades e comunidades sustentáveis … Tornar as cidades e povoamentos humanos inclusivos, seguros, sólidos e sustentáveis.
12. Utilização responsável de recursos … Assegurar um consumo e padrões de produção sustentáveis.
13. Ações no âmbito do clima… Implementar ações urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
14. Oceanos sustentáveis … Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, lagos e recursos marinhos no sentido de um desenvolvimento sustentável.
15. Utilização sustentável da terra … Proteger, restaurar e promover uma utilização sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação e parar e reverter a degradação da terra e interromper a perda de diversidade.
16. Paz e justiça… Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, assegurar o acesso de todos à justiça e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
17. Parcerias para o desenvolvimento sustentável… Reforçar os meios de implementação e revitalizar as parcerias globais no sentido de um desenvolvimento sustentável.