Com o avanço da tecnologia, até o antigo hábito de “pendurar a conta” está ganhando ares mais modernos. Pensando nos pequenos negócios que têm a tradição de marcar na caderneta para fidelizar clientes, a acadêmica do 8º semestre de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Heloisa Krajewski, 24 anos, criou o aplicativo “Saldo Online”. O projeto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado em dezembro do ano passado.
O objetivo da ferramenta é ajudar no gerenciamento de contas entre clientes e fornecedores. Para participar, quem compra e quem vende precisa criar uma conta, onde são anotados o valor do que foi comercializado. As anotações só são lançadas depois que as pessoas envolvidas na venda conferirem e confirmarem a quantia. “Além disso, o usuário tem acesso ao histórico de transações, o que permite um melhor controle das finanças e confiabilidade nas anotações”, explica Heloisa.
Outra finalidade do sistema é a cobrança automática do valor devido, por meio de avisos enviados periodicamente a partir de 30 dias da negociação efetuada, evitando o desconforto entre o comerciante e o cliente. O pagamento deve ser feito pessoalmente, já que o aplicativo é focado no controle das contas.
A estudante diz que o “Saldo Online” tem uma proposta diferente em relação aos outros aplicativos de gerenciamento de contas disponíveis porque não exige qualquer burocracia. A única exigência para utilizar o sistema é cadastrar o CPF. “Aplicativos com propostas semelhantes exigem vários dados pessoais e alguns até contas em banco. O objetivo do “Saldo Online” é modernizar a velha prática da caderneta, com a interação fácil e direta entre vendedor e cliente”, comenta.
O aplicativo está em fase de testes e a previsão é de que ele seja disponibilizado gratuitamente para download em computadores e celulares a partir do segundo semestre deste ano.