No sábado, 16, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul promoveu a primeira etapa do curso gratuito “Indústria 4.0”. Participaram da capacitação acadêmicos da Instituição e profissionais das áreas de automação, engenharia elétrica, engenharia de produção e sistemas de informação. A aula ocorreu no laboratório de automação e redes e foi ministrada pelo professor Juliano Reinert.

O objetivo foi apresentar aos participantes a integração de sistemas atuais para tornar a indústria mais inteligente e eficiente. Para isso, foi feita uma demonstração das diferenças entre a automação industrial tradicional em comparação à Indústria 4.0 – que busca a interconectividade entre equipamentos para garantir a maior rapidez e eficiência dos processos de fabricação.

O professor Juliano comenta que é importante aprender sobre o assunto porque, em um futuro próximo, a tecnologia vai impactar diretamente na maneira como os profissionais trabalham. “Em 15 anos, profissões que demandam trabalhos manuais serão, gradualmente, descontinuadas. Nesse sentido, surgirão cada vez mais oportunidades para quem domina conhecimentos em sistemas da informação, pesquisa e desenvolvimento, ciência de dados e robótica”, explica.

A próxima etapa do curso ocorrerá em fevereiro de 2018, com o objetivo de apresentar soluções para integrar a indústria para esta nova evolução.

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a integração de sistemas para tornar a indústria mais inteligente e eficiente

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a integração de sistemas para tornar a indústria mais inteligente e eficiente