O professor dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Juliano Reinert, foi aprovado em uma prova sobre gerenciamento de projetos promovida pela Internacional Association of Project Manager (IAPM – Associação Internacional de Gestores de Projetos, na tradução em português), de Liechtenstein, um pequeno país da Europa. Com a aprovação, ele recebeu um certificado de gerente de projetos, título equivalente a um diploma com nível de pós-graduação.
O teste ocorreu em 18 de fevereiro, de forma on-line, e o nível de dificuldade foi grande porque a prova era extensa e, o tempo, curto. O professor teve 1h20min para responder 120 questões objetivas relacionadas a gerenciamento de projetos – o tempo era de apenas 40 segundos para responder cada questão. Juliano se preparou para a avaliação por cerca de seis meses, quando estudou um material fornecido pela associação sobre como desenvolver projetos para qualquer área.
A IAPM tem o objetivo de oferecer a jovens gestores de projetos ferramentas para trabalhar com sucesso. A associação existe em Liechtenstein desde 1997 e está presente em 220 países. No Brasil, a presença da IAPM é relativamente recente, por isso, poucos brasileiros possuem o título de gerente de projetos pela entidade. Na Europa, o certificado da associação internacional é um requisito básico para o profissional que deseja atuar como gerente de projetos em uma empresa.
O professor afirma que a experiência vivenciada para conquistar a certificação tem refletido na qualidade das aulas. “Com esse aprendizado, os alunos têm uma visão mais aberta sobre a metodologia ideal para implantar determinado projeto de engenharia, que deve combinar com a realidade da empresa”, avalia.
Além de educador, Juliano também atua como consultor, ministra capacitações para empresas na área de gerenciamento de projetos e é autor de dois livros sobre o tema.