Uma turma com oito alunos do 8º e 9º ano e três professores da Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, de Itajaí, visitaram nesta terça-feira, 4, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul para conhecer o Grupo de Robótica Wickedbotz, da Católica de Santa Catarina. Eles foram recebidos pelo professor do Curso de Sistemas de Informação, Manfred Heil Júnior, responsável pela equipe, e pelo coordenador da graduação, Maurício Henning.

A Wickedbotz é uma equipe de robótica criada pela Católica SC em 2008, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. O grupo, que conta com estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica, também trabalha para difundir o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido e desenvolve diversos projetos de pesquisa e inovação.

Entre as iniciativas recentes da equipe estão criação da caixa de areia de realidade avançada – que permite aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo simularem alterações topográficas no ambiente -, e o sistema inédito de sensoriamento de máquinas agrícolas. Esta iniciativa busca melhorar o desempenho dos tratores da New Holland, fabricante internacional de implementos agrícolas.

Nos últimos meses, o grupo se destacou em diversos campeonatos. Em julho, os estudantes ganharam medalha de bronze na 12ª Winter Challenge, competição internacional de robótica promovida em São Caetano do Sul, na categoria Trecking. Em 2014, a Wickedbotz conquistou o primeiro lugar no evento, na mesma categoria. Em agosto, a equipe sagrou-se bicampeã do Campeonato de Robótica Móvel, realizado pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Joinville.

Outras informações sobre a Wickedbotz podem ser obtidas com o professor Manfred Heil Júnior, pelo telefone (47) 3275-8316 ou pelo e-mail manfred@catolicasc.org.br, no site www.wickedbotz.com.br ou na fan page www.facebook.com/WickedBotz.

Estudantes tiveram oportunidade de interagir com a equipe, que participa de competições nacionais e internacionais de robôs

Estudantes tiveram oportunidade de interagir com a equipe, que participa de competições nacionais e internacionais de robôs