O JaraguaTec – Núcleo de Inovação e Pesquisas Tecnológicas, promoveu uma ação que ajudará na formação dos acadêmicos dos cursos de tecnologia da região. A Instituição cedeu a câmera térmica FLUKE TiX para que alunos do curso de eletrotécnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizassem uma prática de manutenção preditiva com termografia e sistemas elétricos de potência.
A atividade ocorreu na quinta-feira passada, 12, com o objetivo de detectar possíveis falhas na rede elétrica no entorno da Instituição, aliando teoria e prática. O gestor do JaraguaTec, Victor Danich, afirma a parceria entre instituições de ensino é fundamental para que os estudantes possam se capacitar para o mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Norte de Santa Catarina.
O chamado “Sistema de Inspeção Termográfica” faz parte dos equipamentos do Laboratório de Eletroeletrônica da incubadora. Ele foi adquirido pelo JaraguaTec no ano passado, via edital, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A câmera termográfica é um aparelho termovisor destinado à realização análise preditiva nos campos de redes elétricas, equipamentos mecânicos, redes de vapor, fornos, reatores e processos. A inspeção utiliza sistemas infravermelhos para a medição de temperaturas ou observação de padrões diferenciais de distribuição de calor. As imagens são visualizadas com detalhes através de mostradores LCD.
O laboratório de eletroeletrônica da incubadora fica à disposição de estudantes das diversas instituições de ensino da região que estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e dos professores orientadores. No local também são realizadas aulas práticas das graduações em engenharia da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, onde o JaraguaTec está localizado. .
Outras informações sobre o Núcleo de Inovação e Pesquisas Tecnológicas podem ser obtidas pelo site www.jaraguatec.org.br, pelos telefones (47) 3370-6103 ou (47) 3275-8267 ou pelo e-mail vadanich@catolicasc.org.br.