Pela primeira vez, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul está oferecendo uma capacitação gratuita em Linux/Phyton. As aulas começaram na segunda-feira, 15, e encerram-se nesta sexta-feira, 19, com a participação de 18 participantes, sendo acadêmicos da Instituição e pessoas da comunidade que se interessam pelo assunto.

O objetivo é ensinar os estudantes a utilizarem o sistema operacional Linux e a linguagem de programação Python. A cada dia, os estudantes são desafiados a resolverem problemas matemáticos através da linguagem Python, utilizando o sistema operacional Linux.

O princípio que os alunos usam para desenvolver o programa de computador é o mesmo que é utilizado nos softwares de cálculo utilizado pelas empresas. Por isso, as questões matemáticas abordam situações práticas do dia a dia do mercado empresarial.

O professor responsável pelo curso, Junior Antunes Koch, explica que o projeto de extensão é importante para os acadêmicos que desejarem fazer o curso de extensão “Física Computacional I”, que inicia na próxima quinta-feira, 25. Segundo ele, as noções adquiridas na capacitação em Linux possibilitam que os estudantes possam acompanhar as aulas de Física Computacional sem dificuldades.

“Mas, fora da graduação, ter esse conhecimento de programação também é muito importante. Tanto que a maioria das pessoas inscritas no projeto e que não estudam na Instituição são profissionais que trabalham na área de exatas e já possuem ensino superior, mas desejam se qualificar para o mercado de trabalho”, comenta.

O calouro do Curso de Sistemas de Informação Willian Parlow, 18 anos, é um dos participantes da capacitação gratuita em Linux/Phyton. Na busca por mais conhecimento sobre a área de programação, ele baixou tutoriais no Youtube e passou a estudar em casa, por conta própria. Para ele, o curso gratuito foi uma oportunidade de aprender de uma forma mais rápida. “As aulas estão me ajudando a ter uma boa noção sobre a parte prática da programação”, destaca.

Curso “Física Computacional” continua com inscrições abertas

Na próxima quinta-feira, 25, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul também promove o curso de extensão “Física Computacional 2016”. A capacitação é gratuita e aberta a acadêmicos da Instituição e a comunidade. As inscrições devem ser realizadas no site 10.100.3.85. As aulas ocorrerão de 25 de fevereiro a 7 de julho, às quintas-feiras, das 18h45 às 20h15.

A duração do curso é de 40 horas. São oferecidas 20 vagas por turma. As aulas também serão ministradas pelo professor Junior Antunes Koch. O objetivo é possibilitar que os participantes aprendam a linguagem de programação Python e métodos matemáticos, para conseguir resolver fenômenos físicos vistos nas disciplinas ministradas na Instituição. Os participantes também terão a oportunidade de revisar conteúdos, adquirindo mais facilidade para compreender os conteúdos de física e cálculo.

Para participar, é necessário ter conhecimento básico de programação em Python. Os acadêmicos que desejam participar da capacitação também devem obedecer a outros pré-requisitos, como ter concluído a disciplina de Cálculo II e estar cursando Cálculo III, ter cursado a disciplina de Física I e estar cursando Física II ou Física III.

A dinâmica das aulas prevê o uso do sistema operacional Linux, com um interpretador Python e o software gnuplot (todos gratuitos); a abordagem de conceitos de física e matemática utilizando material disponibilizado pelo professor; o estudo e a criação de programas em linguagem Python para simular problemas; e a utilização de métodos matemáticos utilizados em física computacional.

A Católica SC fica na Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330 ou e-mail extensao@catolicasc.org.br, ou com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Matemática e Física da Instituição, Mirian Bernadete Bertoldi Oberziner, pelo telefone (47) 3275-8312 ou e-mail mirianbo@catolicasc.org.br.

 

Clique aqui para se inscrever no curso de Física Computacional

Durante o curso, os estudantes são desafiados a resolverem problemas matemáticos através da linguagem Python

Durante o curso, os estudantes são desafiados a resolverem problemas matemáticos através da linguagem Python