O design é fator fundamental para a competitividade e a diferenciação entre as indústrias e, consequentemente, para a sobrevivência de várias marcas. Por esse motivo, a área de atuação desse profissional é muito ampla. Um designer pode atuar em diversos segmentos, focando em desenvolvimento de soluções para produtos, serviços ou na comunicação visual, tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

As principais áreas do design são: gráfico, de produto, de automóveis, de móveis, de jogos, de linha branca, institucional, têxtil, de superfície, de calçados, de aplicativos, entre outras. O designer pode trabalhar em indústrias de diversos segmentos, gráficas, escritórios de design e agências de comunicação, publicidade e propaganda, ou atuar como profissional autônomo.

Na região Norte de Santa Catarina, maior polo metalomecânico, moveleiro e têxtil do Estado, existe um grande leque de oportunidades para os profissionais que desenvolvem soluções com criatividade e inovação.

“Grande parte das indústrias e empresas da região já contam com setores de design. Aquelas que não têm esse tipo de setor normalmente procuram escritórios ou estúdios para suprir suas necessidades, seja para criação de produtos ou de soluções gráficas”, comenta o coordenador do Curso de Design da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Nelson Martins de Almeida Netto.

Atualmente, alguns fatores têm contribuído para o aumento da procura por designers. Um deles é a popularização de novas tecnologias, como os smartphones e a área de animação e games. Os profissionais também são muito procurados para criar interfaces mais atrativas para os sites. “Através de estudos de ergonomia cognitiva, os designers têm aperfeiçoado e tornado os equipamentos cada vez mais adequados aos seus usos e usuários”, destaca Netto.

Com a busca cada vez maior das pessoas por bem-estar, outra área que tem aberto boas oportunidades para esses profissionais é o design de interiores, para aliar conforto e estética. A preocupação com a sustentabilidade – exigindo do mercado inovações que gerem menos impacto ambiental e maior reaproveitamento de recursos – também tem ampliado o campo de atuação do designer.

Curiosidade, criatividade e visão empreendedora são algumas das características essenciais para que esse profissional possa desenvolver negócios próprios ou inovar suas atividades na indústria.  “O designer não se contenta com a primeira impressão e sempre pesquisa mais sobre cada assunto. Também é preciso ter persistência e um pouco de irreverência”, acrescenta o coordenador.

Ex-aluna formada pela Católica SC, a designer Mayla Moser, 26 anos, conseguiu emprego na área antes de terminar a graduação. Para ela, a necessidade cada vez maior de inovação das empresas para a criação de produtos específicos para atender às necessidades do público, ampliando o campo de atividade do profissional.

“Design é uma mistura de curiosidade e criatividade. Exige que o profissional esteja sempre atualizado com tecnologias, linguagens e tendências”, comenta.

Curso oferece visão geral das várias áreas do design

O Curso de Design da Católica de Santa Catarina oferece aos acadêmicos uma visão geral das várias áreas do design, tendo como foco principal na criação e na sustentabilidade.

Um dos principais diferenciais da graduação está na sua proposta de abranger as diferentes áreas do design, preparando os futuros profissionais para atuarem em ambientes e projetos multidisciplinares relacionados à área.

“Além de desenvolver o interesse pela arte e pela busca constante de referências, o aluno da Católica SC tem um estímulo constante à criatividade. Assim, torna-se capaz de criar produtos cada vez mais inovadores para um mundo que não para de se transformar”, avalia o coordenador do Curso de Design, Nelson Martins de Almeida Netto.

Para a designer Mayla Moser, o curso de Design da Católica SC garante aos futuros profissionais da área conhecimento na linguagem visual, aprofundamento nos projetos específicos inovadores e bom entendimento de mercado.

Inscrições para o Vestibular de Verão continuam abertas até 5 de novembro

Continuam abertas até 5 de novembro as inscrições para o Vestibular de Verão 2016 da Católica de Santa Catarina. A taxa de inscrição, com desconto, é de R$ 40 até o dia 31 de outubro. Após este prazo, o valor é de R$ 55. O candidato deve acessar o site 10.100.3.85, no link Formas de Ingresso, para efetuar a inscrição. Na opção também pode ser acessado o edital do processo seletivo.

As provas acontecem no dia 14 de novembro (sábado), das 14 às 18 horas, nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. A Católica SC oferece 11 opções de cursos em Jaraguá e 12 em Joinville. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2016.

Em Jaraguá, são 945 vagas para os seguintes cursos: Administração (matutino), Administração (noturno), Sistemas de Informação (noturno), Ciências Contábeis (noturno), Gestão de Recursos Humanos (noturno), Design (noturno), Direito (matutino e noturno), Engenharia Civil (matutino), Engenharia Civil (vespertino e noturno), Engenharia de Produção (matutino), Engenharia de Produção (vespertino e noturno), Engenharia Elétrica (vespertino e noturno), Engenharia Mecânica (vespertino e noturno), Moda (noturno).

Em Joinville, são 825 vagas para os seguintes cursos: Administração (noturno), Arquitetura e Urbanismo (matutino e noturno), Sistemas de Informação (noturno), Biomedicina (matutino), Ciências Contábeis (noturno), Direito (matutino e noturno), Engenharia Civil (matutino e noturno), Engenharia de Produção (noturno), Engenharia Elétrica (noturno), Engenharia Mecânica (noturno), Nutrição (matutino), Teologia (noturno).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3275-8200 (Jaraguá do Sul) ou 3145-9700 (Joinville) ou pelo e-mail vestibular@catolicasc.org.br.

Para Mayla Moser, design é uma mistura de curiosidade e criatividade

Para Mayla Moser, design é uma mistura de curiosidade e criatividade