O acadêmico do 6º semestre do Curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Rafael Pess, 30 anos, apresentou um artigo científico no 21 º Seminário Anual Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq – PIBIC, realizado nos dias 1º e 2 deste mês no IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), em São Paulo. O IPEN atua no desenvolvimento de pesquisas na área nuclear e é responsável pela condução de programas de mestrado e doutorado em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).
Rafael trabalhou na produção do artigo “A bobina de Rogowski para utilização em medidores inteligentes de energia elétrica” durante um ano, com a orientação técnica do professor Mario Alves dos Santos Junior, do CTMSP (Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo), e orientação acadêmica do professor Fabiano Luz Cardoso, da Católica SC. O estudo é resultado de uma bolsa de pesquisa recebida através do CNPQ/PIBIC (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
O objetivo do trabalho de Rafael foi realizar um estudo que compreende o levantamento da curva de resposta da bobina de Rogowski (dispositivo eletrônico para medição de corrente elétrica), sendo utilizado como um sensor de corrente, bem como um sistema de amplificação e filtro deste sinal, compatibilizando-o com o módulo Arduino Mega 2560. O artigo foi renovado com o CTMSP para que seja produzido com uma frequência diferente da que foi apresentada.
O seminário acontece anualmente e conta com bolsistas do PIBIC, financiado pelo CNPq com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação. Para Rafael, participar de um evento desse porte foi fundamental para seu crescimento profissional e pessoal.
“Tive a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com pessoas de outros lugares do país, com culturas diferentes e formação acadêmica em outras áreas”, avaliou.