O professor dos cursos de Engenharia de Produção e Design da Católica de Santa Catarina, Vicente Simões Pires Neto, publicou o livro “Estudo da Integração do BSC e TPM para Gestão de Manutenção”. A obra é resultado do Mestrado em Administração na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), concluído por ele em 2012. O orientador foi o professor Luiz Carlos Duclós, parceiro no livro.
O estudo propõe um método de criação do mapa estratégico do BSC (Balanced Scorecard) para um processo de manutenção industrial com a TPM (Manutenção Produtiva Total, ou Total Production Maintenance, do original em inglês). O mapa fornece as bases para contribuir para um gerenciamento estratégico na manutenção industrial das organizações. A obra traz os resultados da aplicação do sistema em uma empresa de galvanização de Jaraguá do Sul.
O padrão do BSC descrito na obra segue modelo proposto por Kaplan e Norton (1997). O BSC é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros e administrativos até os relativos aos processos internos – relacionados aos objetivos estratégicos da organização. O BSC contempla quatro perspectivas de negócios: financeiro, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
Já a TPM é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de manutenção, englobando o ciclo de vida útil de uma máquina e dos seus acessórios, mantendo-os em perfeito funcionamento. Assim, busca-se reduzir problemas gerados pela quebra de máquina, como: perda de produtividade, melhoria da qualidade e reposição de peças com custo alto, reduzindo assim o custo de manutenção.
O professor comenta que este método de avaliação ainda é pouco difundido. De acordo com ele, diversas organizações já adotaram o processo de manutenção produtiva total, porém poucas entenderam a necessidade de se obter indicadores apropriados para contribuir com o gerenciamento estratégico na organização. “Estes indicadores permitem à tomada de decisão com maior assertividade”, afirma.
O livro foi editado em português, espanhol e alemão. Em português, ele pode ser adquirido através do site da editora Novas Edições Acadêmicas (www.nea-edicoes.com).