Está na fase final de construção o veículo, criado pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Católica de Santa Catarina, que participará da 10ª competição nacional conhecida como Maratona Universitária de Eficiência Energética. A iniciativa do curso de Engenharia Mecânica da unidade de Joinville é fazer com que os estudantes se envolvam desde a fase inicial do curso em projetos interdisciplinares. Neste sentido, a equipe conhecida como C4E (Católica four Engineering) é formada por estudantes de todas as engenharias da instituição. O objetivo da competição é projetar um veiculo que percorra a maior distância possível com o menor consumo de combustível. Os estudantes precisam se envolver com o projeto estrutural e aerodinâmico do carro, a seleção adequada de materiais e adequar a eficiência de um motor a todo o conjunto veicular.

De 26 a 30 de agosto de 2013, acadêmicos dos cursos de Engenharia da Católica de Santa Catarina irão participar do evento. Em sua décima edição, as provas para avaliação dos modelos acontecem no Kartódromo Ayrton Senna, na capital paulista, e envolve estudantes de todo o Brasil com a participação de mais de 70 equipes.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Católica SC em Joinville, professor Moisés Luiz Parucker, trata-se de uma oportunidade valiosa para os acadêmicos compreenderem a importância de um projeto que envolve o trabalho integrado nas áreas de formação em qualquer segmento produtivo. Embora o objetivo da prova seja demonstrar a eficiência do veículo percorrendo a distância estabelecida com menor consumo de combustível, o professor destaca o valor da iniciativa do ponto de vista da formação integral do futuro profissional de engenharia. “É lançado o desafio de trabalho em equipe para desenvolvimento de um projeto. É uma oportunidade para que o estudante universitário possa construir conceitos, desenvolver competências e atitudes para analisar, questionar, discutir e decidir sobre questões relacionadas a sua profissão e a sua condição como cidadão. É a possibilidade de compreender melhor as relações estabelecidas em seu entorno  em um contexto mais amplo, de forma que ele possa posicionar-se no futuro  de forma crítica e propor ações criativas e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida”, avalia o professor.

“Do conteúdo repassado de aula, ao trabalho mais prático com o primeiro desenho, a etapa de soldagem e nos testes de campo, a equipe percebem a importância da motivação para a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade de gestão na medida em que é possível ver a evolução do projeto. Isto dará aos estudantes uma visão mais holística, a capacidade de trabalhar de maneira interdisciplinar”, afirma o professor-orientador Luciano de Souza Ribeiro Bueno.

Ao lado do aprendizado acadêmico, os dois professores entendem que a presença em eventos de caráter competitivo abre oportunidades para que os estudantes conheçam a realidade do mercado. “Muitos destes jovens serão os profissionais de empresas de ponta no segmento automotivo, e protótipos apresentados em uma iniciativa estudantil são embriões de modelos que poderão ser aproveitados pelos fabricantes”, completa o professor Moisés.