O curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul alcançou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE), em uma escala de 1 a 5. O exame é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos previsto nas diretrizes curriculares dos cursos em que estão matriculados. A nota é referente ao exercício de 2012 e vale por três anos. O resultado foi divulgado no começo desta semana no site do INEP.

De acordo com coordenador do curso de Direito, Professor Maikon Glasenapp, o resultado comprova a qualidade do curso e, consequentemente, dos profissionais nele graduados. Além disso, o professor elenca como fatores importantes para a qualificação do curso, o comprometimento dos docentes, as atividades desenvolvidas no NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas e no Centro de Mediação e Conciliação, a participação dos acadêmicos em cursos de extensão e atividades práticas e o sistema de avaliação qualificado. Com essa avaliação, o curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul passa a ocupar um lugar no ranking das melhores graduações do país.

“Estamos comprometidos com a construção de um saber jurídico que ultrapasse a formação de caráter informativo, técnico e burocrático para oferecer preparo teórico e prático, reordenando e repensando conceitos, estabelecendo um compasso com as inúmeras transformações e funções do Direito, oportunizando ao aluno a participação efetiva na construção de uma sociedade mais justa”, afirma.

Ainda segundo o docente, o curso de graduação em Direito da Católica SC vem evoluindo no decorrer dos anos. Em 2009, ano do penúltimo exame, o curso recebeu o conceito 3 e agora alcançou a nota 4. O resultado da prova do ENADE é uma importante referência para aferir a realidade institucional em que o curso está inserido e a indicação da qualidade da graduação.

A nota 4 revela que as disciplinas e os componentes curriculares (estágio obrigatório, trabalho de conclusão de curso, atividades complementares) do curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul estão atualizados e sintonizados com a dinâmica social, econômica e política da sociedade brasileira.