Na última terça-feira (8), acadêmicos da 2ª fase do curso de Administração noturno apresentaram pesquisas sobre as diferentes culturas e etnias que contribuíram para a colonização e desenvolvimento do município de Jaraguá do Sul. O trabalho foi parte do conteúdo teórico lecionados na disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Nivia Maria Fragoso Dal’Pissol.
A professora Nivia comentou que a turma foi divida em 5 grupos e cada equipe ficou responsável por pesquisar uma cultura diferente, “Os alunos tiveram que apresentar as características das etnias alemã, polonesa, italiana, húngara e afrodescendente. Eles podiam usar a criatividade para apresentar o conteúdo que destaca os costumes, cultura, gastronomia, língua e arquitetura. Por isso muitos alunos vieram caracterizados com as vestimentas dos povos que pesquisaram”, resumiu a docente apontando como exemplos os grupos que pesquisaram sobre as culturas alemãs e italianas.
Além da caracterização nas vestimentas, os alunos também trouxeram para a apresentação, pratos de comidas típicas das etnias pesquisadas, como o Piroge da culinária polonesa e o conhecido, strudel da cozinha húngara.
Para apresentar as características do povo afrodescendente que contribuição significativamente para a rica cultura brasileira, os membros do grupo trouxeram instrumentos musicais como tambor e pandeiros.
De acordo com a professora, “aprender sobre nossas raízes nos faz crescer culturalmente”.