Professor das graduações de Direito, Administração e de Ciências Contábeis, e de pós-graduação em Direito da Católica de Santa Catarina, e vice-presidente da OAB, Carlos Alberto Hartwig lança nesta sexta-feira (25), às 19h30min, na Livrarias Curitiba, a obra “A dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem: o olhar do acadêmico de Direito”.

Seguida de sessão de autógrafos e bate-papo, o lançamento inaugura um caminho que o novo autor pretende trilhar com o objetivo de compartilhar experiências como advogado e docente. Nesta obra de estreia, o autor apresenta estudo em que destaca a importância da afetividade na prática docente, entendendo que ela é uma facilitadora do aprendizado do aluno.

O trabalho, conclusão de mestrado do autor, traz como inspiração a experiência do bullyng sofrido por familiar durante as fases iniciais de formação, no ensino médio, e as dificuldades de diálogo entre professores e alunos, que ele vivenciou como docente. Ele cita relatos de alunos que permaneciam calados em sala de aula porque vinham de práticas de repressão ao questionamento, o que o levou a dissertar sobre o tema. “A pergunta faz parte do aprendizado, um estudante que é induzido a não questionar não tem opinião própria. Costumo dizer que a dúvida é como aquele start da lâmpada, é o que estimula saber mais”, assinala.

Sobre o autor

Carlos Alberto Hartwitg é assessor da coordenação do curso de Direito da Católica SC, onde também é professor desde 2008 nas graduações de Direito, Administração e Ciências Contábeis, e da pós-graduação, e vice-presidente da Comissão de Relações Públicas e Imprensa da subseção de Joinville da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.