O acadêmico da 6ª fase do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Joinville, Natã Miccael Barbosa, 22 anos, destacou-se em dois projetos de tecnologia desenvolvidos durante um intercâmbio de um ano nos Estados Unidos através do programa Ciência Sem Fronteiras, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).
Na volta ao Brasil, no dia 15 de agosto, Natã trouxe na bagagem a experiência de ter desenvolvido um projeto de pesquisa para criação de uma plataforma que facilita o processo de autenticação digital para deficientes físicos. O acadêmico criou o projeto nas férias de verão – entre maio e agosto – durante o intercâmbio na Syracuse University, na cidade de Syracuse (Estado de Nova Iorque).
A ideia será apresentada no dia 20 de outubro na ACM Student Research Competition, evento internacional promovido pela Association for Computing Machinery, renomada entidade de pesquisa. A conferência acontece na cidade de Rochester, também no Estado de Nova Iorque.
Natã também foi premiado num projeto de inovação destinado à criação de startups. Ele aproveitou as férias de verão para participar de uma aceleradora de negócios e desenvolveu um aplicativo móvel que disponibiliza dicas rápidas de viagem. Como resultado, ganhou um auxílio financeiro de US$ 3,5 mil como incentivo para começar a empresa.
Na última sexta-feira, Natã partiu para a Suíça para participar de uma nova experiência: ajudar na organização do WorldSkills Youth Forum, que acontece de 13 a 20 de outubro. O evento tem o objetivo de apoiar jovens a obterem investimentos para novos negócios na área de tecnologia.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, destaca que a experiência vivida por Natã no exterior e o reconhecimento do trabalho desenvolvido num importante congresso contribuirá para o crescimento do jovem na vida profissional e pessoal.