Jovens revitalizam centro comunitário de Jaraguá do Sul durante a Missão Solidária Marista

Cerca de 80 jovens decidiram aproveitar uma parte das férias para fazer algo que nem sempre a gente lembra: colocar em prática o sentido da palavra solidariedade. Eles fazem parte da Missão Solidária Marista, ação que envolve alunos do Grupo Marista e tem o objetivo de educar para a solidariedade. A atividade começou no dia 18 e vai até sábado, no Centro Comunitário e na Igreja Santa Clara, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul.

Durante a missão os estudantes são acolhidos por famílias do bairro. Os participantes seguem três frentes de trabalho: participação em oficinas socioeducativas, visitas missionárias aos moradores e a revitalização da Comunidade Santa Clara e do Centro Comunitário do Rau.

Para transformar o entorno do espaço e atender a um desejo antigo da comunidade, os jovens plantaram grama, colocaram brita e pintaram o prédio, além de capinar e roçar. Além disso, eles atenderam cerca de 200 crianças e adolescentes em seis oficinas socioeducativas: artes circenses, expressão corporal, educação infantil, pintura, jogos e modalidades e jogos de mesa. Os participantes também visitaram moradores para saber quais as políticas públicas precisam ser implantadas no bairro.

“A ideia é mostrar que a solidariedade deve estar presente nas ações do nosso dia a dia para fazer a diferença na sociedade”, explica o pastoralista da Católica SC e um dos coordenadores da ação, Marcos Oliari.

Participam da missão em Jaraguá do Sul estudantes do Colégio Marista de Criciúma, Colégio Santa Maria (Curitiba), Centro Educacional Marista de São José, Colégio São Bento, PUC/PR e Católica de Santa Catarina. A Missão Solidária Marista existe há dez anos e esta é a primeira vez que ela acontece na cidade. O evento também está sendo realizado em outros três municípios: Pouso Redondo (SC), Ponta Grossa (PR) e Santos (SP).

Lara Lays Bressan, 19 anos, está na quinta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC e participa da Missão Solidária Marista pela quarta vez. “Além de ser um momento de aprendizado, é gratificante ver outra pessoa feliz por você ter feito algo de bom para ela”, comenta.