Um projeto de inovação criado pelos acadêmicos do 7º semestre do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Joinville Gabriel Batista de Lima, 26 anos e Paulo Vítor Bischof, 21, recebeu a segunda colocação geral durante a Startup Weekend, que ocorreu entre os dias 20 a 22 de março, em Florianópolis. No evento nacional, que dura 54 horas durante um fim de semana, os participantes se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups (empresas iniciantes de tecnologia).
O projeto “Engaming” surgiu como uma solução para alguns modelos de empresas de distribuição e comercialização de software. Gabriel explica que a proposta é baseada no conceito de gamification, estratégia de interação entre pessoas e empresas com base em recompensas que estimulem o engajamento do público com o produto de maneira lúdica, como um jogo. No caso do “Engaming”, a proposta é tornar mais prazerosas as tarefas cotidianas que os clientes de software houses executam.
“No caso de um representante comercial de software, que precisa fechar vários pedidos por dia, o conceito de gamification pode ser utilizado para bonificá-lo com premiações por realizar essa tarefa. A recompensa pode ser virtual, como um troféu ou uma medalha, mas também é possível criar algo mais personalizado para servir de incentivo”, explica Gabriel, que escolheu a proposta apresentada na Startup Weekend como tema de projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Durante o evento, Gabriel e Paulo Vitor – que trabalham como engenheiros de software – montaram um time composto por desenvolvedores, designers e empreendedores para concorrer com outros 14 trabalhos de todo o Estado. Os requisitos avaliados pelo júri foram: proposta de solução, proposta de valor e viabilidade do negócio.
Como prêmio, os acadêmicos receberam dois ingressos para o Empretec (capacitação voltada ao empreendedorismo, oferecida pelo Sebrae), um ano de consultoria em eventos e programas e licenças de software. “Ser reconhecido em um evento do porte da Startup Weekend é muito importante para nós. Isso nos motiva ainda mais a abrir um negócio próprio na área”, comenta Gabriel.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, também professor da disciplina de TCC, a premiação dos acadêmicos reflete o potencial da graduação oferecida pela Católica SC e mostra que o trabalho de conclusão de curso é uma experiência importante para incentivar o empreendedorismo e descobrir talentos.