O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul recebeu conceito 4 no processo de recredenciamento da Instituição no Sistema Federal de Ensino. Uma avaliação in loco realizada por comissão designada pelo Ministério da Educação – MEC -, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP -, entre os dias 13 e 15 de maio, constatou que a unidade está acima dos padrões necessários para ofertar um ensino de qualidade. A nota vai de 1 a 5.

O processo de recredenciamento tem o objetivo de verificar se as instituições de ensino superior avaliadas oferecem as condições mínimas estabelecidas para a sua inclusão no tipo de estabelecimento no qual estão classificadas: universidade, centro universitário, faculdades integradas, faculdades, institutos e escolas superiores.

O reitor da Católica SC, Robert Burnett, comenta que a comissão fez uma radiografia detalhada da Instituição que incluiu também a opinião de acadêmicos e colaboradores. “O conceito 4 é um atestado dado pelo INEP/MEC no que se refere à qualidade de ensino da Instituição. Esse resultado foi alcançado graças a um trabalho conjunto, que contou com um envolvimento muito grande de todos os colaboradores”, ressalta.

Durante a visita, a comissão formada pelos avaliadores do INEP analisou dez dimensões: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição, políticas para ensino e pesquisa acadêmica, responsabilidade social, comunicação com a sociedade, políticas de pessoal, organização e gestão, infraestrutura física, planejamento e processos de avaliação, políticas de atendimento aos discentes e sustentabilidade financeira.

“A comissão constatou que os parâmetros da Instituição estão acima do estabelecido pelo MEC. O resultado reafirma a condição da Católica SC como Centro Universitário e garante autonomia na oferta de cursos”, destaca a vice-reitora, professora Anadir E. Vendruscolo.

Para ser homologado, o resultado passa primeiramente por um trâmite interno da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC). Em seguida, será remetido para o Conselho Nacional de Educação para publicação no Diário Oficial da União.  

Ensino a distância

Durante o mês de maio, a Católica SC em Jaraguá do Sul teve uma outra conquista importante. A unidade foi avaliada para oferecer cursos a distância, recebendo o conceito 5 – nota máxima prevista pelo MEC. A comissão do órgão visitou a Instituição entre os dias 6 e 8 e maio.

De acordo com a vice-reitora, Anadir E. Vendruscolo, a oferta de cursos a distância já consta no planejamento da Instituição. A unidade possui 17 polos avaliados em diversos Estados para oferecer a modalidade.