Na quarta-feira, 17, o auditório da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul foi palco da 2ª edição do Bate-papo Diferente, que debateu o conceito de empreendedorismo criativo”. O evento contou com a participação de três convidados: Thiago Maceri (mentor de startups na aceleradora Hotmilk, com sedes em Curitiba e Palhoça), Robson Martins do Carmo (coordenador de frentes de inovação aberta e mentor em modelagem de negócios e valuation para startups), e João de Andrade (cofundador e diretor de negócios da agência de comunicação A2C). A mediação foi realizada pelo professor da Católica SC, Marco Antônio Murara.

Robson destacou que um dos requisitos decisivos para uma startup – empresa nova desenvolve projetos inovadores – é buscar um nicho específico, que ainda não foi explorado. “Uma vez que o seu negócio der certo, outras empresas vão começar a fazer. Por isso, você precisa ser muito bom naquilo que faz”, comentou.

João de Andrade comentou que ser inovador nem sempre significa criar um novo serviço, mas sim melhorar o que já é oferecido a partir da identificação das falhas existentes dentro de determinado segmento. “Muitas oportunidades surgem quando o empreendedor explora fraquezas de negócios que já existem”, ensinou. Ele citou como exemplo o Netflix, que une dois serviços já existentes – o filme e a internet –, e permite que os clientes assistam aos títulos quando quiserem, a baixo custo.

O empreendedor também compartilhou o case de sucesso da A2C. A empresa começou com apenas dois funcionários – ele e o irmão e sócio Anderson -, e hoje conta com escritórios em Joinville e São Paulo, mais de 100 colaboradores e atende mais de 15 grandes marcas na estratégia e comunicação digital.