Nos dias 12 e 14 deste mês, o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville foi palco do “Oxigenar 2015”. O evento – organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa), PMI (Project Management Institute), Católica SC, Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Fundação Softville – surgiu da necessidade de resgatar o debate para o aprendizado e criação na área da tecnologia num dos maiores centros industriais e econômicos do Estado.

A programação trouxe a oficina de PaaS (Platform as a Service – Plataforma Como Serviço), que abordou soluções que utilizam computação em nuvem. Entre os benefícios possíveis estão a entrega do ambiente pronto para uso de forma rápida, o que garante projetos de menor custo, diminuindo a complexidade na compra e gestão do hardware, software e recursos de provisionamento de infraestrutura.

O presidente do Núcleo de Tecnologia da Ajorpeme, Ivan Moraes, comenta que o Oxigenar 2015 teve o objetivo de mexer com a comunidade de Joinville ao propor o desenvolvimento de ações que voltem em benefício do próprio município. “O evento deve servir de parâmetro para que empresas e o meio acadêmico tenham oportunidades de crescimento através da tecnologia e se destaquem num mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução”, destacou.

Até o mês de novembro, estão previstas oficinas de Design Thinking e o Hackathon (maratona de programação). Integram o comitê organizador do Oxigenar 2015 as instituições: Udesc, Católica SC, Univille e Sociesc. O evento conta com o patrocínio da Natipê Consultores, Senciente, TWC Comunicação e IBM Brasil.