Concluir uma graduação é um passo importante na vida, e na carreira. São anos de dedicação, e, muitos desafios pelo caminho. Em 1973, esse era um sonho ainda mais distante. Foi nesse período que nasceu a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), hoje mantenedora do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. A jornada histórica da instituição foi movida pela obstinação do Padre Elemar Scheid, que lutou para que fosse possibilitado o acesso ao ensino superior em Jaraguá do Sul.
A partir deste sonho, e com auxílio de diversas lideranças e empresários da cidade, em 1976, teve início o primeiro curso de Estudos Sociais, com um propósito muito inspirador: o de formar docentes. Funcionava no Centro de Atividades do Sesi. Em 1978, outra data marcante: a primeira formatura. Desde então, mais de 14 mil acadêmicos colaram grau nos cursos de graduação da instituição. Para celebrar essa trajetória, na terça-feira (29) os egressos do primeiro curso da FERJ receberam uma homenagem e um certificado alusivo ao cinquentenário da entidade. “Estamos muito felizes com essa comemoração. A FERJ nasceu de um sonho, e do apoio de muitos empresários. Mas, ela nasceu mesmo por causa desses egressos que formaram a primeira turma. Eles acreditaram que a educação é transformadora e o melhor caminho para mudar as coisas”, comemorou o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.
Ainda dentro das comemorações dos 50 anos da FERJ, aconteceu uma sessão solene, nesta quinta-feira, dia 31, no auditório da instituição em Jaraguá do Sul.
Autoridades, colaboradores, imprensa e representantes de entidades locais participaram da cerimônia, que relembrou a trajetória da instituição. “São 50 anos de grandes transformações. E, esse sonho só é possível porque os alunos acreditaram e a equipe de colaboradores se dedicou com muito amor. E, onde há amor, há sucesso”, enfatizou o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz, lembrando que, hoje, mais de 4 mil alunos frequentam os cursos do centro universitário.
Já o presidente do Conselho Curador da FERJ, Anselmo Luiz Jorge Ramos, ressaltou o papel da instituição no desenvolvimento da região como um todo. “Nosso papel é atender os anseios da comunidade em relação ao ensino. Estamos vivendo mudanças rápidas e intensas. Mudanças que ressignificaram o ensino. Hoje, a atualização profissional é um processo contínuo. Atenta a este movimento, a FERJ vem investindo em educação e inovação“, destacou. “Precisamos reverenciar esse passado e, construir o futuro“, acrescentou.
Na oportunidade, ainda, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida, entregou para Anselmo uma moção de aplausos pelos 50 anos da FERJ, reconhecendo a contribuição da instituição no cenário educacional do município.
Na sequência, os convidados conheceram também a nova logomarca da FERJ, que foi revitalizada. O evento contou ainda com apresentação musical de alunos da rede Marista, homenagens aos colaboradores por tempo de casa e coquetel.