Desde muito cedo, Flávio Luiz Corrêa sempre demonstrou interesse pela área de humanas. Para ele, a escolha pela carreira uniu aptidão, paixão e uma busca pela qualificação técnica, baseada na análise das potencialidades da profissão. Natural de Joinville, em 2018, aos 25 anos, iniciou o Ensino à Distância (EAD) de Serviço Social na Católica SC. A partir daí, já tinha a certeza de que lidar com pessoas era um dom, algo que foi potencializado ao longo de 10 anos como voluntário em sua comunidade. 

Experiências imersivas no EAD

Embora o curso tenha sido desempenhado em formato EAD, Flávio gosta de destacar que realmente se sentiu imerso nas atividades acadêmicas durante os quatro anos, algo que estava em linha com o renome da Instituição.

“Sabemos que existe um estigma em cima da modalidade de estudo à distância, porém, me senti acolhido e potencializado desde o primeiro momento”, comenta. 

Um destaque especial, segundo ele, foi o pleno suporte prestado por todos os professores, que não o deixavam desassistido. Durante o curso, conta que também por inúmeras vezes participou de atividades presenciais no campus em Joinville, como encontros, palestras e projetos de extensão. Estas oportunidades o ajudaram a criar conexões com alunos de diferentes cursos do centro universitário. 

Aprendizados na prática

Segundo ele, foi no último ano do curso que ocorreram duas experiências que foram fundamentais para seu processo de formação. A primeira delas foi o período do estágio obrigatório, em que destaca a seriedade com a qual a Instituição tratou essa etapa, vinculando-o a instituições que estavam dispostas a recebê-lo presencialmente como estagiário mesmo durante a pandemia. 

Em segundo lugar, Flávio recebeu a oportunidade de participar de um projeto de extensão com alunos de diferentes áreas e períodos de formação, reforçando a importância da interdisciplinaridade na vida profissional. Ambos os momentos foram considerados transformadores, preparando-o e encorajando-o para o mercado de trabalho.

A fase de estágio foi desafiadora, porém extremamente rica, e foi nela que Flávio diz ter experienciado um dos maiores presentes da vida. Seu período de estágio foi cumprido junto à Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ), onde foi desenvolvido um projeto que promovia rodas de conversa com um público heterogêneo. 

Entre os participantes, havia uma imigrante venezuelana que adquiriu sua deficiência no Brasil. Era sempre incentivada pelo grupo a compartilhar sua cultura e idioma com os demais. Com o passar do tempo, ela se tornou a professora de espanhol dessa instituição. 

Muito além de um diploma

Com grande satisfação, Flávio reflete o quanto este exemplo demonstra que a graduação vai muito além de um diploma, potencializando propósitos e promovendo mudanças tanto no aluno quanto na sociedade. Por isso, ele encoraja fortemente os atuais estudantes do curso a se envolverem, de coração aberto, em projetos institucionais. 

“Não desperdice as oportunidades, aproveite as conexões, entenda que suas escolhas de hoje gerarão frutos amanhã. Confie nos seus professores e abrace os projetos da instituição,” recomenda aos acadêmicos. 

Flávio concluiu a graduação em dezembro de 2021, e enfatiza a importância da credibilidade da Católica SC. Em fevereiro de 2022, já estava atuando como assistente social, um convite que veio a partir de seu desempenho na graduação, algo de que muito se orgulha. 

Um profissional comprometido em fazer a diferença 

Em setembro do mesmo ano, com apenas nove meses de formação, recebeu o convite para coordenar a unidade de Serviço Social da Secretaria de Habitação de Joinville. Lá ele desenvolveu o projeto social de regularização fundiária da Vigorelli, uma importante comunidade tradicional da cidade. Como resultado, em setembro de 2023, o projeto recebeu o prêmio “Boas Práticas” da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Atualmente, aos 31 anos, segue conquistando novos méritos. Este ano, no mês de março, foi convidado para ser Gestor de Projetos Sociais da comunidade na qual foi voluntário durante dez anos, entidade que o motivou a escolher o curso de Serviço Social. No momento, é responsável pelas ações de ajuda à catástrofe no Rio Grande do Sul, em parceria com a Prefeitura de Joinville. 

Com a bagagem e valores adquiridos em sua passagem pela Católica SC, Flávio é um profissional que sabe que, apesar das adversidades, ser um agente de mudança social não é apenas uma profissão, é uma missão. Enquanto olha para o futuro, ele vê um caminho repleto de oportunidades, determinado a fazer a diferença onde quer que vá.