O termo “nerd” já foi visto como algo pejorativo, com os intitulados “nerds” sendo alvos de piadinhas e bullying. Mas, com o boom da tecnologia, esses mestres dos gadgets, computadores e softwares se tornaram superstars do conhecimento. Hoje, muitos são verdadeiros ícones, admirados por sua expertise e paixão pelo mundo tech. E esse é exatamente o caso do egresso Luiz Almeida, que atualmente também é professor universitário da Católica SC.
Formado em Sistemas da Informação pela turma de 2016, Luiz sempre foi atraído pelas novidades do universo dos computadores. Ele conta que começou sua aventura tecnológica aos 12 anos, ajudando com cálculos simples no Excel para os negócios da empresa de uma tia. Mas foi durante a faculdade que descobriu a robótica, área que se tornou um verdadeiro divisor de águas na sua carreira. “A robótica me ajudou imensamente a desenvolver habilidades de lógica e resolução de problemas”, explica Luiz.
Por meio da robótica, ele foi notado pelo professor Glauco Schefell, que lhe abriu portas para inúmeras oportunidades de projetos e contribuiu significativamente para seu crescimento profissional. “Reconhecendo meu potencial, ele me propôs uma parceria que evoluiu rapidamente e, pouco tempo depois, nos tornamos sócios. Isso acendeu uma chama especial em mim”, coloca.
Durante a trajetória acadêmica, Luiz se destacou junto ao grupo WickedBotz, time oficial de robótica da Católica SC. Integrar as atividades do grupo foi uma experiência que ele considera ter sido transformadora tanto para sua vida profissional, quanto pessoal. “Tive a oportunidade de fazer amizades duradouras que levo para a vida toda”, comenta.
Participando de eventos e competições de robótica nacionais, ele conta que um projeto em particular lhe causou um impacto profundo, logo no segundo ano de graduação. Com o grupo, venceu uma competição na qual a equipe desenvolveu um robô seguidor de linha – o objetivo era criar um robô capaz de seguir um percurso delineado com precisão e velocidade, superando obstáculos.
Segundo ele, graças à base sólida adquirida por toda a graduação, hoje é capaz de atuar em várias áreas da computação, desde o desenvolvimento de softwares até a análise e arquitetura de projetos. “A Católica SC me proporcionou acesso aos maiores nomes da computação e contava com um corpo docente de altíssimo nível”, comenta. Essa versatilidade já lhe permitiu adquirir experiência em projetos nacionais e internacionais.
Atualmente, além de integrar o corpo docente da Católica SC, Luiz está envolvido na iniciativa Jornada Educação e Tecnologia, onde contribui na solução e arquitetura de projetos, atendendo desde empresas locais até multinacionais. “Tem sido extremamente gratificante, pois posso aplicar meus conhecimentos em um contexto prático e desafiador, colaborando tanto para o avanço da área de tecnologia quanto da educação”, coloca.
Como um profissional “multi-habilidades”, Luiz está sempre em busca de aprimoramento e aprendizado contínuos, e acredita que dessa forma pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento da área de tecnologia e ajudar a formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do setor.
Como professor universitário, ele destaca que se dedica a não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também se preocupa em incentivar nos alunos o pensamento crítico, a prática e o trabalho em equipe, componentes essenciais para o dia a dia do mercado de trabalho.
Com base em sua própria experiência como egresso, ele aconselha os atuais estudantes da Católica SC a aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis na instituição e a conhecerem o maior número possível de pessoas que possam agregar valor à sua vida e trajetória.
Ele destaca ainda a importância de se manter atualizado e continuar aprendendo ao longo da carreira, uma vez que a tecnologia está sempre em evolução. “Por meio de cursos de extensão, workshops, palestras e programas, o centro universitário facilita o acesso ao conhecimento mais recente e às melhores práticas da indústria”, reforça.
Luiz sugere que explorem áreas de interesse como inteligência artificial, machine learning, design e outras afins, sempre buscando expandir seus horizontes e descobrir novas paixões. “E nunca se esqueça de contribuir para a comunidade”, finaliza.