Natural de Joinville, Daniel Augusto Persike é egresso da turma de 2018 do curso de Ciências Contábeis, cuja paixão pela profissão foi construída, tijolinho por tijolinho, durante sua jornada acadêmica no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
Após concluir o Ensino Médio em 2011, Daniel Augusto Persike ficou indeciso sobre qual carreira deveria seguir. Tentou cursar Administração e Engenharia, mas alguns fatores o desmotivaram. Foi então que decidiu voltar-se para a contabilidade, um campo com o qual já tinha familiaridade devido à uma experiência profissional no escritório de um dos membros da família. Em 2014, ele iniciou o curso em outra instituição, mas transferiu-se para a Católica SC no começo de 2015, onde finalmente encontrou seu caminho.
Para Daniel, o período da graduação foi desafiador, especialmente por ter de conciliar um expediente de trabalho integral com estudos noturnos. Em princípio, a localização central da Instituição facilitou sua rotina, permitindo que se deslocasse facilmente de ônibus. Por fim, toda a infraestrutura e ambiente acolhedor do Centro Universitário ajudaram imensamente a suavizar essa jornada. Segundo Daniel, graças ao apoio dos professores da Católica SC, sempre conseguiu se manter motivado em avançar nos estudos. Ele destaca o papel efetivo dos docentes, que, além de lecionarem, também eram profissionais atuantes na área. A combinação de ensino teórico e experiência prática trouxe um valor significativo para as aulas, fator que para ele foi decisor para o sucesso da sua formação acadêmica.
A cada aula, ouvir da coordenadora que “a contabilidade é linda” foi chave para Daniel desenvolver um amor crescente pela profissão. Esse incentivo ajudou a remover o estigma de que a contabilidade é algo “chato”, permitindo-lhe ver com novos olhos as vastas possibilidades que a área oferece e a significativa contribuição que pode proporcionar à sociedade. Ele acrescenta que um dos momentos mais gratificantes da sua jornada acadêmica foi integrar o primeiro time do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Instituição, onde pôde auxiliar a comunidade com dúvidas sobre imposto de renda e documentação. “Ciências Contábeis é uma ciência social, ao contrário do que muitos pensam, então tem muito mais coisas envolvidas do que cálculos. Esse trabalho social nos prepara, e muito, para o que vamos viver na nossa profissão”, pontua Daniel, reforçando o compromisso da profissão com as pessoas.
Aos atualmente estudantes da graduação de Ciências Contábeis, Daniel sugere, com base em sua própria experiência, a importância de se buscar estudar para além dos conteúdos trazidos em sala de aula. Ele aconselha evitar o “piloto automático”, pois isso pode levar a erros, e recomenda a fluência em outros idiomas e o pensamento “fora da caixa” para resolver problemas. Entre outras recomendações, indica estender a atenção sobre ferramentas de Inteligência Empresarial e Inteligência Artificial, desenvolver o raciocínio lógico, e trabalhar bem a sua parte comercial, sabendo se apresentar e vender bem o seu trabalho.
Para tanto, Daniel também lembra da necessidade de cuidar com carinho da própria saúde mental. “Nossa profissão exige bastante de nós, tanto para raciocinar, quanto para aguentar a pressão do dia a dia, com prazos curtos, clientes nem sempre bem educados, e precisamos saber trabalhar em um ambiente com pressão, pois é a realidade de grande parte dos locais onde atuamos, seja em escritório, auditorias, grandes empresas ou bancos”, coloca.
Ele alerta para o quanto estudar continuamente para manter-se atualizado é algo essencial na área de contabilidade. Ele destaca que novas ferramentas e tecnologias, especialmente Inteligência Artificial (IA), surgem a todo momento, e é fundamental saber utilizá-las a favor da profissão. “Muito do trabalho que hoje é manual será automatizado no futuro. Então, teremos um grande filtro para acontecer na nossa área, onde os bons sempre vão ter espaço. Quem se mantêm atualizado e souber agir, estando sempre um passo à frente, vai se destacar. No mercado, não adianta ter o conhecimento, sem ter atitude”, frisa.
Ao longo de sua própria carreira, Daniel soube manifestar esses preceitos. Há sete anos trabalhando no Grupo Ascensus, em Joinville, iniciou sua trajetória na empresa como analista contábil em 2017. Em 2019, migrou para a área de Controladoria, com a missão de implementar a controladoria gerencial nas distribuidoras do grupo. Em 2022, tornou-se coordenador, e no final de 2023, ascendeu ao cargo de Gerente de Controladoria das Distribuidoras do Grupo Ascensus, assumindo as áreas Fiscal, Contábil, Pricing, Business Inteligence e Controladoria.
“Sou casado, tenho dois filhos em casa e mais nove aqui no trabalho para cuidar (risos). Tenho muito orgulho também do meu time, temos construído muita coisa legal e que está ajudando a empresa a crescer e se destacar no mercado”, comenta, com grande satisfação. Daniel destaca a importância de realizar o trabalho com amor, carinho e atenção, pois esse cuidado resulta em um trabalho bem feito. Ele acredita que, graças ao que aprendeu e vivenciou na Católica SC, sua “casa” profissional está hoje sólida e bem construída.