Entende-se pesquisa como uma atividade científica organizada rigorosamente a partir de métodos teóricos e/ou experimentais, desenvolvida nos diversos campos do conhecimento. Seu principal objetivo é promover o bem-estar da sociedade.
A pesquisa científica é vinculada ao Programa de Pesquisa (PROPES), responsável pelas atividades de iniciação científica.
Quem pode participar do PROPES?
Acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Católica SC e participantes de Grupos de Pesquisa da Instituição. Os acadêmicos podem ser remunerados, quando bolsistas da equipe de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), bem como voluntário. Para participar do PROPES é fundamental ter um bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.
Quem pode orientar projetos do PROPES?
Pesquisadores que fazem parte dos Grupos de Pesquisa da Católica SC, com doutorado ou mestrado. Todos os projetos devem ter um professor orientador vinculado ao corpo docente da instituição, e a participação de um professor coorientador é opcional. Cabe ao acadêmico contatar o professor que irá orientar o projeto.
O que é necessário para participar do PROPES?
Para concorrer a bolsa de pesquisa:
1. Ler o edital de inscrição de bolsistas de Iniciação Científica, que será disponibilizado no site da Católica SC quando as inscrições estiverem abertas.
2. Preencher o formulário de inscrição de bolsista de Iniciação Científica, contando com o auxílio do professor orientador.
3. Entregar e protocolar a documentação completa (uma cópia impressa e uma digital do formulário preenchido e assinado, currículo Lattes e histórico escolar) no Setor de Pesquisa, dentro dos prazos estipulados no edital.
- A seleção do bolsista é realizada pelo orientador do projeto de pesquisa.
- A lista dos bolsistas aprovados é publicada no site da Católica de Santa Catarina, nas datas previstas em edital.
- Após a aprovação do bolsista, todos os envolvidos devem comparecer à reunião do PROPES para receber as informações específicas sobre o programa, assinar o Termo de Contrato e dar início à Pesquisa.
Quais são os compromissos dos acadêmicos bolsistas de projetos de iniciação científica?
- Execução do plano de trabalho, dedicando 20 horas semanais para o desenvolvimento do projeto.
- Apresentação oral ou comunicação intermediária do relatório parcial da pesquisa na metade da vigência do projeto, contados a partir da assinatura do contrato.
- Elaboração do Relatório Final de Pesquisa, Artigo Científico e Resumo. A produção deverá estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT, e o material deve ser entregue ao Setor de Pesquisa em formato digital.
- Apresentação oral da pesquisa no Congresso de Iniciação Científica da Católica SC, e em outros eventos científico-culturais que a instituição recomende.
Quais são os compromissos do professor orientador de projetos de iniciação científica?
- Orientar o estudante no desenvolvimento do Plano de Trabalho individual e acompanhar a execução das tarefas e atividades;
- Supervisionar o estudante na elaboração dos relatórios e na organização e apresentação dos resultados do trabalho no evento de socialização e avaliação dos relatórios;
- Submeter o Relatório Parcial, Relatório Final e Resumo à Coordenação de Pesquisa, por meio de sistema eletrônico próprio;
- Estar presente, obrigatoriamente, durante as apresentações do estudante;
- Comunicar ao PROPES situação de impedimento na continuidade de orientação de seus estudantes;
- Incluir o nome do estudante sob sua orientação nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos, quando o estudante efetivamente tiver participado da obtenção dos resultados.
Quais são os compromissos da Católica SC na iniciação científica?
- A partir da ação do PROPES compete a Católica SC:
- Divulgar e incentivar a iniciação cientifica e inovação tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
- Propor, operacionalizar e regularizar os Editais vinculados aos Programas Institucionais de fomento e apoio à Pesquisa, Iniciação Científica, de Inovação Tecnológica e de Desenvolvimento Artístico Cultural.
- Fomentar a integração das atividades de pesquisa ao ensino de graduação, pós-graduação, promovendo a indissociabilidade ensino-pesquisa- extensão.
- Cadastrar, acompanhar e certificar os Grupos de Pesquisa, orientando as atividades de pesquisa e inovação tecnológica desenvolvidas por estes.
- Manter atualizado o cadastro da IES junto às agências de fomento e solicitar bolsas institucionais de iniciação científica e inovação tecnológica, conforme chamadas específicas destes órgãos.
- Promover o intercâmbio científico, técnico e cultural, por meio do apoio e realização de eventos técnico-científicos para a divulgação da produção científica dos grupos de pesquisa.
- Organizar a realização anual do evento de socialização dos resultados do Programa de Pesquisa.
Qual é a dedicação média de um estudante ao programa?
O acadêmico deverá dispor de 10 (voluntário) a 20 (bolsista) horas semanais para os trabalhos de Iniciação Científica.
O que ocorre se um projeto de iniciação científica não for concluído?
O não cumprimento das atividades de pesquisa previstas em projeto aprovado pelo Comitê de Pesquisa implicará na devolução, por parte dos acadêmicos e do professor orientador do projeto, dos valores de custeio de materiais e equipamentos, das bolsas concedidas a cada acadêmico e das horas pagas ao orientador.
Contatos
Notícias sobre o PROINPES
Revista Novos Saberes
Revista do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, dedicada à disseminação da produção científica, compreendendo a Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e demais contribuições.
Iniciação Científica (PROPES)
A Iniciação Científica na Católica SC é promovida desde 1996. Ela permite a inserção dos acadêmicos na pesquisa científica e tecnológica. A iniciação científica deve estar relacionada com os projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa institucional.
São objetivos da iniciação Científica
- contribuir para a melhoria das atividades de ensino e extensão;
- estimular e fortalecer a produção científica;
- desenvolver projetos de pesquisa em parcerias com organizações, buscando compatibilizar conhecimento científico às atividades empresariais;
- publicar os resultados de pesquisas científicas realizadas na Instituição, compartilhando os conhecimentos construídos.
Vantagens
- Através da Iniciação Científica o acadêmico desenvolve habilidades na área de pesquisa e compreende cada etapa do desenvolvimento de um trabalho científico, podendo utilizar este conhecimento em outras atividades durante sua formação.
- A Iniciação Científica possibilita a inserção do acadêmico em programas de Pós-Graduação e estimula a formação de novos cientistas e pesquisadores.
- O acadêmico que desenvolve projetos de Iniciação Científica enriquece seu currículo, sendo mais valorizado na área acadêmica e no mercado de trabalho.
Anais dos Congressos de Iniciação Científica
A Católica de Santa Catarina promove anualmente o Congresso de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar a formação dos iniciantes em pesquisa. O evento proporciona aos bolsistas de Iniciação Científica, acadêmicos e professores a oportunidade de expor e discutir os resultados de seus trabalhos em Iniciação Científica, Pesquisa Acadêmica e Extensão.
A promoção tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O evento acontece desde 1996.