No próximo semestre, um acadêmico da Católica de Santa Catarina irá representar Joinville no exterior. A cidade de Umeå, que fica ao Norte da Suécia, abrigará o novo endereço do estudante do 7º semestre do Curso de Biomedicina, Renan Andrade de Ataide, 21 anos. É lá que o jovem irá cursar um ano do mestrado em Biomedicina Avançada na Umeå University, em vaga conquistada através do Programa sem Fronteiras. Ele embarca para esta nova experiência no dia 20 de julho.

O sonho de estudar fora do País e conhecer novas culturas acompanha Renan desde adolescente. Aos 16 anos, ele foi para a Espanha para aprender língua espanhola. De lá para cá, o desejo de expandir o conhecimento para além das fronteiras só aumentou, o que o motivou a inscrever-se no programa federal em busca da vaga.

“Quando você tem contato com outras pessoas e culturas, de países diferentes, você percebe o quanto ainda há para aprender e o quanto podemos absorver de conhecimento. Outra motivação foi a oportunidade de estudar em uma universidade conceituada mundialmente”, diz Renan, que já está com as malas “quase prontas”.

O acadêmico soube da provação pela universidade sueca há aproximadamente dois meses, mas a notícia oficial de concessão da bolsa pelo governo brasileiro chegou há cerca de 15 dias. Na bagagem, Renan também carregará a expectativa de conseguir uma parceria de estágio da Suécia para concluir o estágio curricular, e quem sabe, até mesmo terminar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – no exterior.

“Acredito que essa experiência me trará vivência, modos de valorização dos fatos diferentemente do que vivi no Brasil e, principalmente, contatos profissionais. Afinal, os acontecimentos na vida não ocorrem quando se está sozinho, sempre há alguém que lhe acrescenta algo no caminho”, comenta o acadêmico.