A manhã ensolarada do sábado, dia 20, antecipava um dia agradável, o que animou ainda mais as crianças a irem à escola. Mesmo sendo sábado os alunos demostravam muita ansiedade pelo início das aulas de reforço na Escola Renato Pradi em Jaraguá do Sul. Durante os próximos meses, período em que acontecerão as aulas de reforço escolar das disciplinas de matemática, inglês, xadrez e informática, a rotina da unidade escolar nos finais de semana será alterada. 

Quase 100 crianças com idade entre 8 a 13 anos, estudantes do ensino fundamental da Escola Renato Pradi e 45 acadêmicos da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul participantes da Extensão Comunitária, se encontrarão semanalmente para as aulas de reforço. Os grupos de estudos estão separados por disciplinas e por série escolar, os acadêmicos atuam como monitores das aulas, reforçando, ensinando e revendo os conteúdos didáticos.

Segundo o professor de Educação Física da Escola Renato Pradi, e um dos organizadores das aulas de reforço, Cezar Augusto Carneiro de Oliveira, foram convidados a participar da iniciativa, alunos que apresentaram notas baixas, durante o último bimestre do ano passado.

Durante a cerimônia de abertura do projeto, na manhã do último sábado (20) a professora Diva Spezia Ranghetti destacou que essa é a segunda edição do projeto na escola, “Estamos muito felizes por contribuir com o aprendizado dessas crianças e com a formação humana de nossos acadêmicos, que compartilham seus e habilidades, colaborando nesse processo em que se constrói cidadania e se pratica solidariedade”, finalizou.

A diretora da Escola, professora Maria Jovita Knihs Daniel também destacou estar muito contente com a interação entre comunidade e universidade, “É muito bom saber que há pessoas preocupadas em ensinar nossos alunos e ajudar nossa escola. Estamos muito gratos por essa iniciativa”. Durante 2012, mais de 80 crianças foram atendidas com aulas de reforço na Escola Renato Pradi.

Para a acadêmica Antoniele Mirini, de 20 anos, que estuda a 7ª fase do curso de Engenharia Elétrica, e é monitora de matemática, a atividade social é de extrema importância para as crianças. Ela mesma, quando cursava o ensino médio e fundamental, tinha dificuldade em matemática. “E quando cheguei a faculdade, tive que correr atrás dos conteúdos de matemática básica. Acho que há essa falha no ensino, principalmente em disciplinas da área de exatas. Espero que outras escolas também tenham interesse em participar desse projeto, para que mais crianças tenham essa oportunidade”, ponderou a estudante, acrescentando que viu nessa iniciativa uma chance de contribuir com a sociedade.

O projeto acontecerá até dia 30 de novembro, sempre aos sábados das 8 às 11horas totalizando 72 horas de aulas.

Mais informações sobre o projeto pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br.