Os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Joinville desenvolveram procedimentos e cálculos para balanceamento da linha de montagem durante a disciplina de Estudo e Engenharia do Trabalho, nos últimos dias 12, 13 e 20 de maio.
O objetivo da atividade, orientada pela professora Maria Elisa Philippsen, era ensinar o dimensionamento de uma linha de montagem: mapeamento do processo de montagem, análise e melhoria do método de trabalho, cronometragem e determinação do tempo padrão, balanceamento e projeto da linha de produção. Através da dinâmica, os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática estudo de cronometragem de tempo com um “Robocop” feito de conexões, cálculo do takt time, tempo de ciclo, distribuição das operações na linha de montagem.
O estudo de tempos e movimentos, também conhecido como cronoanálise, é uma forma de mensurar o trabalho por meio de métodos estatísticos, permitindo calcular o tempo padrão que é utilizado para determinar a capacidade produtiva da empresa, elaborar programas de produção e determinar o valor da mão de-obra direta no cálculo do custo do produto vendido. O tempo padrão engloba a determinação da velocidade de trabalho do operador e aplica fatores de tolerância para atendimento às necessidades pessoais, alívio a fadiga e tempo de espera.
Este estudo aborda técnicas que submetem a uma detalhada análise de cada operação de uma dada tarefa, com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário à operação e determinar o melhor e mais eficiente método para executá-la.