No último dia 16, 57 acadêmicos do Projeto Comunitário, realizado pela Católica de Santa Catarina em Joinville, participaram de um mutirão contra a dengue no Cemitério Municipal de Joinville, em parceria com o Serviço de Vigilância Ambiental. Foram recolhidos cerca de 700 quilos de descartes – floreiras sem furo, vasos e embalagens plásticas – que poderiam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Os principais sintomas são: febre alta com início súbito (39° a 40°C); dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tontura; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; dores nos ossos e articulações; e dor abdominal (principalmente em crianças).

Ações simples ajudam na prevenção

Algumas ações simples podem ajudar a prevenir a dengue, como: jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo, lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente, manter fechadas tampas de caixas d”água e cisternas, colocar areia nos vasos de plantas, limpar as calhas, colocar telas nas janelas e não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos.