As fases iniciais na universidade constituem importante momento na vida acadêmica do estudante. É nesta etapa que uma ruptura ocorre em seu processo de aprendizagem. O estudante agora está diante da preparação para sua futura profissão. Diante dessa problemática, no início do primeiro semestre deste ano, os professores da 1ª fase dos cursos de Engenharia da unidade de Joinville, Antonio Tonello, Glaci Gurgacz, Karina Mendes, Marcelo Martins e Maria Bernadete decidiram propor aos alunos um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Álgebra Linear e Geometria Analítica I, Comunicação e Expressão, Cálculo Diferencial Integral I e Metodologia Científica, abordando o tema “História da Matemática”.

Segundo os professores, o tema escolhido justifica-se por se tratar de um conteúdo didaticamente interessante que possibilitou ao acadêmico conhecer um pouco da evolução da matemática como linguagem, suas aplicações ao longo da história, bem como os grandes matemáticos e suas descobertas. “Desta forma, instigou-se nos alunos o interesse pelas disciplinas relacionadas, sensibilizando-os para a importância de um espírito científico”, comentou o Professor Antonio Tonello.

As apresentações dos projetos aconteceram entre os dias 02/07 e 09/07, contando também com a participação dos professores Dianclen Irala  e Diego Duarte nas bancas de avaliação.