Estudantes da 4a fase dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Joinville desenvolveram protótipos de pontes com palitos de picolé como requisito final da disciplina Estática. Durante o curso, os acadêmicos estudaram a teoria necessária para manter corpos rígidos em equilíbrio de translação e rotação. Para isso, utilizaram conceitos de Física, Álgebra Linear e Cálculo que, posteriormente, também foram utilizados para elaborar as pontes.

As estruturas foram projetadas na forma de treliça para suportar, no mínimo, 100 quilogramas e ter, no máximo, 800 gramas de massa. Para isso, as equipes tinham em mãos 700 palitos de picolé e cola instantânea. Ao total, foram construídas seis pontes nas mais variadas geometrias. Os projetos foram apresentados nas formas oral e escrita. Ao final das apresentações, as pontes foram submetidas ao teste de ruptura onde cargas concentradas foram aplicadas no topo de cada uma das pontes.

A ponte Tacoma Cola, construída pelos estudantes Renan Dalla Costa, Silvio Bertolotto, Igor Affonso Augustin e Robson Botega, suportou a maior carga entre os projetos apresentados. A estrutura tinha 830 gramas e suportou 152 quilogramas sem flexão e/ou colapso da estrutura. Segundo os cálculos da equipe, suportaria até 250 quilos. Todos os projetos foram orientados pelo professor Diego Alexandre Duarte.

Acadêmicos dos cursos de Engenharia desenvolvem protótipos de pontes com palitos de picolé