Acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo criam projeto de horta escolar acessível para pessoas com deficiência em Joinville

O Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade (CAUAC) da Católica de Santa Catarina, em Joinville, está desenvolvendo o projeto arquitetônico e urbanístico de uma horta escolar para a Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, no bairro Aventureiro. O objetivo é garantir que o espaço seja acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

O projeto começou a ser desenvolvido pelo CAUAC há cerca de um mês e meio e a previsão é de que fique pronto em março de 2015. Estão envolvidos na proposta 12 acadêmicos bolsistas e os professores Kátia Cristina Lopes de Paula, Maria Claudia Lorenzetti Correa e Alexandre Drefhal. 

Para garantir a acessibilidade, tanto na horta quando no acesso ao espaço serão construídos canteiros horizontais e verticais em suportes que permitam a manipulação das verduras e a terra, além da produção de adubo orgânico e das minhocas que abastecerão a produção das hortaliças. O local também terá composteira, minhocário, pias, espaço para descanso, sistema para aproveitamento da água da chuva, entre outros espaços.

“O projeto permite que os acadêmicos tenham contato direto com a realidade dessa comunidade. Além de prepará-los para a vida profissional, a proposta ajuda a desenvolver a formação humana deles, despertando o compromisso de contribuir para uma sociedade melhor”, destaca a professora Kátia.

Hoje, a escola Eladir Skibinski conta com uma pequena horta onde são cultivados apenas temperos. A diretora da escola, Nazaré Costa, explica que por causa do pouco espaço da atual horta, alunos com algum tipo deficiência física têm dificuldade de participar das atividades pedagógicas propostas no local. A instituição possui 16 estudantes com mobilidade reduzida. “Parte dos alimentos produzidos serão utilizados na merenda e a outra vai para os alunos consumirem em casa”, comenta a diretora.

Através da horta, a escola busca conscientizar os cerca de 600 estudantes sobre a importância da alimentação saudável e de se preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Os recursos que faltam para construir o espaço estão sendo buscados através de premiações voltadas à área de ecologia.

Além da Católica de Santa Catarina, a escola conta com a parceria de três instituições de Joinville – Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Fundação 25 de Julho e Instituto Caranguejo – para obter as sementes, as informações sobre as técnicas corretas de manejo e plantio e palestras de conscientização aos alunos sobre o meio ambiente.

O que é o CAUAC?

O Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade (CAUAC) do Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Joinville é um núcleo de extensão universitária, de iniciativa e gestão estudantil, sem fins lucrativos. Neste núcleo, os professores e alunos trabalham de forma coletiva, participativa e integrada, visando a uma gestão democrática que promova a mobilização social e integrando outras áreas do conhecimento. O projeto da horta escolar é o primeiro realizado pelo CAUAC.

O CAUAC atende à parcela da comunidade que não tem acesso ao trabalho de um arquiteto e urbanista. Através da interação e troca de conhecimentos com a comunidade, a Instituição cumpre seu compromisso com o desenvolvimento do saber.