No dia 29 de maio, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a central de transmissão de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR). A turma estava acompanhada dos professores Jaisson Potrich dos Reis, José Augusto da Matta Guedes, Elissa Danielle Silva e João Márcio Buttendorff.

O sistema de Furnas  consiste em três linhas de transmissão em corrente alternada, responsáveis por transmitir a tensão gerada em 60 Hz pelos geradores de Itaipu e por duas linhas em corrente contínua de ± 600 kV, sendo que estas duas linhas transmitem a energia comprada do Paraguai.

Durante a visita às instalações físicas da subestação, os acadêmicos puderam conhecer as linhas de transmissão, filtros de harmônicos e a unidade conversora de corrente alternada para corrente contínua. Esta unidade converte a tensão gerada em 50 Hz pelos geradores pertencentes ao Paraguai para corrente contínua e transmite até a subestação de Ibiúna, em São Paulo, onde é novamente convertida para corrente alternada, porém em 60 Hz.

Na visita à Usina de Itaipu, os alunos conheceram dados técnicos referentes à construção da maior usina hidrelétrica brasileira. O grupo visitou o local onde ficam as turbinas, os geradores, o reservatório, a sala de comando e outras áreas específicas. No dia da visita um dos três vertedouros estava aberto, já que existia, por causa das fortes chuvas, um excedente de água. Neste local, a vazão volumétrica era de aproximadamente 9 milhões de litros de água por segundo, o que demonstra a grandiosidade da obra.

Para o professor Jaisson Potrich dos Reis, as visitas contribuíram para complementar os conteúdos ministrados em várias disciplinas dos cursos de Engenharia.

Visitas contribuíram para complementar os conteúdos ministrados nos cursos de Engenharia

Visitas contribuíram para complementar os conteúdos ministrados nos cursos de Engenharia