A egressa do curso de Ciências Contábeis da Católica de SC, Daniele Luisa de Oliveira, teve artigo científico aprovado no XII Congresso USP – Iniciação Científica em Contabilidade. O tema do trabalho é (In) Governança Corporativa: Evidências dos Escândalos Corporativos Ocorridos em Empresas Brasileiras e foi orientado pela professora Marcia Zanievicz. O Congresso acontecerá nos dias 29 a 31 de julho.

O estudo, produzido para o Trabalho de Conclusão de Curso, aponta escândalos corporativos recentes divulgados na mídia nacional, que sinalizam aspectos de Governança Corporativa que deixaram de ser atendidos. A mídia utilizada foi o jornal Folha de São Paulo Online.

Para Daniele a participação no congresso é uma oportunidade de assistir às palestras, apresentações de trabalhos e workshops, além de se aproximar de estudantes do segmento do Brasil. “O Congresso da USP é o principal espaço para discutir os assuntos de Controladoria e Contabilidade”, contou.

A orientadora do trabalho, Marcia Zanievicz, explicou que para ter bons resultados no TCC o principal é entender a elaboração do artigo científico não como um obstáculo a ser superado para a conclusão do curso, mas como uma oportunidade de aprendizagem. “A Daniele estava entusiasmada com o tema que escolheu, esse é sem dúvida o primeiro passo, escolher um tema de interesse”, disse. Ela também destaca a importância de dedicar algumas horas por semana ao desenvolvimento do projeto.

Segundo Marcia, ter um artigo aprovado em um congresso de excelência como o Congresso USP de Iniciação Científica traz, em primeiro lugar, o reconhecimento do esforço empregado para a elaboração de uma pesquisa.

Outros benefícios apontados por Marcia são o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a formação profissional, como, capacidade de escrita, de síntese, abstração de conhecimentos e relação entre teorias e práticas. “Para os alunos que almejam seguir a carreira acadêmica e pretendem fazer mestrado, ter socializado um artigo em congresso é um diferencial que amplia as chances de ser aceito em um programa e pode ser decisivo no momento de pleitear uma bolsa de estudo para dedicação exclusiva ao mestrado”, finalizou.

Daniele com a sua orientadora, professora Marcia Zanievicz