Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, os alunos da 7ª fase do curso de Design da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul desenvolveram, com o auxílio da Professora Luana de Aguiar Vieira dos Reis, um novo material utilizando a técnica de metalurgia do pó, e tendo o vidro com uma das principais matérias-primas.

De acordo com a professora, a ideia é reutilizar o vidro na composição de um material que pode ser utilizado na confecção de peças de decoração e utensílios domésticos. “O material desenvolvido foi o granito artificial que é obtido através das misturas de vidro picado com cimento branco estrutural”, afirma a professora Luana, acrescentando que as composições utilizadas pelos acadêmicos foram de 30% de cimento e 70% vidro ou de 50% de cada componente.

Além de produzir o granito, passando por todo o processo de moer o vidro e preparar a solução, os alunos também tiveram que colocar mais uma vez a criatividade em prática e elaborar as peças de decoração, utilizando o material feito de vidro. Segundo a professora o resultado foi muito positivo, “Cada grupo escolheu um objeto. Eles fizeram pia, escultura do personagem Mickey, ovo, carrancas, gato, cobogó, anel entre outras peças”, afirma a professora que leciona a disciplina de Novos Materiais Sustentáveis no curso de Design.

A empresa Pallazzo Pisos e Revestimentos, de Corupá, foi importante incentivadora na realização da pesquisa experimental de desenvolvimento de Granito artificial. O material utilizado para os testes foram cedidos integralmente pela empresa. Mais informações sobre a Pallazzo acesse http://www.palazzo.ind.br/.

O resultado desse trabalho pode ser conferido em uma exposição montada no hall do Bloco G, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, até a próxima quarta-feira (28). A visitação é gratuita.