O professor da Católica de Santa Catarina, Karlan Muniz, e o pesquisador Jeferson Feuser – que é formado e pós-graduado pela Instituição – apresentaram um artigo científico no XVII SemeAd (Seminários em Administração), ocorrido nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP).

O artigo aprovado para o evento foi “Motivações e Usos da Internet: uma Abordagem Cross-Cultural para o Desenvolvimento de uma Classificação Taxonômica de Usuários de Internet em Contexto Latino-Americano”. A pesquisa foi realizada em 2013 e envolveu um levantamento com 6.338 internautas de seis países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Os internautas foram convidados a participar através de sites parceiros de mídia, redes sociais e recrutamento em locais públicos, como ruas e shoppings.

Para entender as motivações que levam as pessoas a usarem a internet, os participantes responderam um levantamento num painel fechado composto por 54 itens, envolvendo quatro áreas: comunicação, pesquisa, navegação e compras.

Artigo científico sobre uso da internet é apresentado em seminário de administração em São Paulo

Em seguida, foi desenvolvida uma classificação dos internautas considerando os motivos que os levavam a se conectar ao mundo virtual. De acordo com Jeferson (foto acima), esta classificação pode ser utilizada em estratégias de segmentação e posicionamento de marcas atuantes no mercado Latino-Americano. No segmento do e-commerce, por exemplo, a escala pode ser usada para identificar o perfil de cada internauta que utiliza o serviço a partir das razões alegadas por ele no levantamento.

“Com a classificação deste consumidor, a marca pode direcionar a comunicação em espaços virtuais e atrair a atenção dele de forma mais assertiva, incrementando o seu relacionamento com a marca”, acrescenta. Uma das descobertas de Jeferson e Karlan (foto abaixo) foi que, mesmo com o crescimento do segmento do comércio eletrônico, as pessoas que participaram da pesquisa usavam a internet mais para se divertir e socializar do que para pesquisar e fazer compras.

O SemeAd é um evento científico que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento e aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de administração. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração troquem experiências sobre pesquisas dentro das áreas temáticas abordadas no evento. 

Artigo científico sobre uso da internet é apresentado em seminário de administração em São Paulo