Até o dia 21 de setembro, os visitantes do Museu Oscar Niemeyer de Curitiba poderão apreciar o projeto “Libélula Elástica”, exposição que compõe a mostra Tupi or not Tupi- um panorama das artes brasileiras desde a Semana de Arte Moderna de 1922 até os dias de hoje. O projeto foi idealizado pela arquiteta e professora da Católica de Santa Catarina em Joinville, Letícia Kaniak Kunow.

A obra é uma instalação com formato das asas de libélulas, que representam a liberdade artística e a transgressão, e ficará suspensa, acima dos núcleos da exposição. A curadoria geral é da arquiteta e produtora cultural Consuelo Cornelsen.

A abertura da exposição aconteceu no último sábado (31) e reuniu professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina, que tiveram contribuição essencial para o desenvolvimento e instalação do projeto. “Foi muito bom. Tivemos uma adesão de mais de 70% dos alunos e todos que participaram puderam compreender como é possível aliar arquitetura à arte”, resume a professora.

A tecelagem da mostra também contou com a ajuda do Lar Meninos de Quatro Pinheiros, um abrigo para garotos entre oito e 18 anos, em Mandirituba – região metropolitana de Curitiba. “Fizemos arte coletiva. Junto aos alunos, queríamos ajuda da comunidade, pois esta é uma maneira de dizer que a arte é extensível para todos”, enfatiza Letícia.