No último dia 12, o auditório da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul foi palco da formatura de 108 profissionais do sistema público de saúde que participaram do Projeto Gestão da Clínica do SUS (GCSUS), realizado por meio de parceria entre o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, de São Paulo, e o Ministério da Saúde. A capacitação ocorreu em salas de aula e laboratórios do centro universitário e durou nove meses.
Os servidores formados atuam em 13 cidades do Nordeste Catarinense. Eles apresentaram 12 projetos de aplicação desenvolvidos durante a capacitação, com o objetivo de desenvolver métodos para melhorar o atendimento oferecido pelo SUS.
Nesta edição, o projeto incluiu simultaneamente três cursos de especialização: Gestão Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Cada curso originou quatro projetos aplicativos, totalizando 12 soluções para problemas que foram vivenciados pelos próprios participantes.
Participaram do evento o Gestor de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Antonio Dercy Silveira Filho, o reitor da Católica de Santa Catarina, Robert Burnett, o pró-reitor administrativo da Católica, professor Paulo Oscar Gielow, a técnica da Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul, Fransuizi Maria Lopes Portillo, o secretário municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai, entre outras autoridades.
Neste ano, o Projeto Gestão da Clínica no SUS capacitou mais de quatro mil profissionais do SUS de 41 regiões do País. A primeira edição do projeto ocorreu em agosto de 2012 e a segunda em 2013, com a capacitação de mais de 8,5 mil profissionais de saúde de 70 regiões e a elaboração de 840 projetos aplicativos.
“Conseguimos atingir nossa meta neste projeto. Queremos dar continuidade a esta proposta de capacitação dos profissionais, em benefício da qualidade da atenção à saúde no SUS”, comenta Roberto Padilha, coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
Ensino inovador
Os cursos desenvolvidos pelo Instituto Sírio Libanês com as equipes do Ministério da Saúde são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e utilizam estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas (Problem based learning), a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), portfólio reflexivo, oficinas de trabalho, a educação à distância, avaliação por competência, entre outras.