Aprender matemática pode ser um desafio para muitos estudantes, mas o bom conhecimento sobre a disciplina é essencial para a vida prática, assim como pode abrir portas para o sucesso acadêmico e profissional. Pensando nisso, um projeto do Centro Universitário Católica SC está auxiliando alunos de Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades na matemática por meio de aulas de reforço, em Jaraguá do Sul. A iniciativa tem atendido escolas situadas na região do entorno do campus, no bairro Rau, desde 2011. Iniciada na E.E.B. Julius Karsten, no último sábado (11), a ajuda passou a ser estendida com grande satisfação também à E.E.B. Professor Giardini Lenzi.

Conforme esclarece a coordenadora do grupo de trabalho de Matemática e Física da Católica SC, professora Mirian Bernadete Bertoldi Oberziner, o projeto funciona sob uma dinâmica semestral e vem contribuir com conteúdo-chave para o desempenho escolar de alunos do 6º ao 9º ano, cuja a participação é direcionada pelas próprias escolas. “É no ensino fundamental que se aprende a base da matemática. Por isso, focamos em colaborar nesse momento escolar, em que se trabalham conteúdos que serão referência para a toda vida escolar do aluno”, comenta a coordenadora. Os chamados monitores, que ajudam a explicar os temas e acessar as dificuldades dos jovens, são acadêmicos de diferentes cursos da Católica SC e também profissionais voluntários da empresa WEG, que tem domínio de conteúdos da disciplina.

Atualmente, junto à escola Julius Karsten, 25 alunos recebem acompanhamento conforme calendário com datas predefinidas, sempre aos sábados, no bloco G do câmpus de Jaraguá do Sul da Católica SC. Na EEB Professor Giardini Lenzi, o reforço escolar também acontece quinzenalmente aos sábados, com a participação de 25 alunos, dentro da própria estrutura escolar. O apoio, sendo direcionado a grupos pequenos, permite uma atenção mais individualizada para cada jovem estudante, ajudando-os a superar suas dificuldades específicas com uma orientação personalizada. Além de ensinar os conteúdos, os acadêmicos auxiliam os alunos quanto aos seus métodos de aprendizagem e estratégias de estudo, mostrando técnicas de organização, planejamento de estudos e autoavaliação, habilidades que são essenciais para o sucesso escolar. 

Tanto para os estudantes que aprendem e melhoram seu desempenho escolar, quanto para os monitores que o acompanham, toda a experiência tem sido um grande aprendizado. “Ao se perceberem apoiados por pessoas que já estão mais avançadas nos estudos, os alunos passam a sentir mais capazes e confiantes em suas habilidades. A interação com os universitários e voluntários também costuma inspirá-los a se esforçarem mais na escola e a considerarem o ensino superior como uma possibilidade para o futuro”, comenta a professora Mirian. Da mesma forma, ao prestarem o apoio, muitos acadêmicos também despertam em si mesmos um interesse maior pela busca de novos conhecimentos, e até mesmo se motivam a seguir uma carreira na educação.

Ao proporcionar uma maior conexão entre os universitários e a comunidade ao redor, o projeto de reforço escolar vem ao encontro do forte compromisso da Católica SC de apoio à comunidade, premissa que faz parte da missão institucional do Centro Universitário. Para o reitor da Instituição, Cleiton Vaz, toda a iniciativa exercita a responsabilidade social e a formação cidadã dos acadêmicos, proporcionando uma valiosa experiência de vida aos estudantes do centro universitário. “O papel da Católica SC, como instituição de ensino, vai sempre além de apenas fornecer diplomas: estamos empenhados em ser agentes de transformação, capacitando nossos alunos a fazerem a diferença em suas áreas, promovendo o bem-estar geral na sociedade”, complementa o reitor.