Quando estamos prestes a escolher um curso de graduação, o primeiro fator de decisão, sem dúvida nenhuma, é a afinidade com a área. Mas mesmo tendo isso muito claro e, até mesmo já cursando a graduação, ainda surgem algumas dúvidas sobre a profissão. E isso também acontece com a área de Pedagogia, uma profissão que todos têm a sensação de conhecer muito bem.
A pedagogia é o segmento que trata dos diferentes métodos de ensino na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.
Qual é o perfil do profissional de pedagogia?
O profissional formado em pedagogia tem a missão de trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação.
Ter o interesse pela formação do ser humano e ser compreensivo com pessoas de todas as idades são essenciais para ingressar no curso de pedagogia, pois lidar com o outro de uma maneira educacional é a competência que o pedagogo precisa desenvolver já nos primeiros anos do curso.
Quem tira o diploma do curso superior de Pedagogia também pode trabalhar com pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade.
Como é o mercado de trabalho para o profissional de pedagogia?
O pedagogo(a) tem dois campos de atuação: o magistério e a administração escolar.
O primeiro segmento envolve os profissionais que trabalham em escolas, como professores de educação infantil ou como administradores.
Esse é o caminho escolhido pela maioria dos profissionais. E a boa notícia é que tem aumentado o número de oportunidades nesse campo. Secretarias estaduais e municipais de Educação, em todo o país, abrem com frequência concursos para as funções de direção, coordenação e orientação pedagógica.
O profissional que optar por trabalhar em escolas, ficará responsável por verificar se os currículos estão sendo cumpridos, além de acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem e também as aptidões de cada aluno.
Ele também pode poderá ficar responsável por dirigir os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade no ensino.
Já aquele que escolher trabalhar em órgãos do governo tem a responsabilidade de estabelecer e fiscalizar a as leis educacionais, se estão sendo cumpridas ou não.
No entanto, nos últimos anos, esse profissional deixou de atuar somente dentro das escolas. A área de atuação do pedagogo(a) está cada vez mais ampla. Ele também pode trabalhar em organizações que, de alguma forma, aplicam ações de políticas educacionais.
Entre as opções estão os museus, hospitais, ONGs, empresas de mídias educativas, startups de educação, editoras que produzem material didático, instituições que desenvolvem pesquisas educacionais, também pode fazer o trabalho de arte-educação no ensino de crianças e jovens, atuar com ações educativas em grande empresas, como cooperativas, em áreas de recreação e na área de lazer em redes de hotéis e resorts e com consultoria, de forma autônoma.
Como é curso de graduação EAD em pedagogia?
O curso de licenciatura em pedagogia tem duração média de quatro anos.
O aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, os princípios e métodos de gestão escolar e novas tecnologias educacionais. Boa parte das disciplinas são dedicadas às áreas de ciências humanas e sociais.
A grade curricular inclui, também, aulas de metodologia e psicologia, para realizar orientação educacional, e disciplinas optativas, que permitem ao estudante complementar a sua formação, em história, filosofia ou artes.
O estágio supervisionado durante o curso de pedagogia é obrigatório. E um dos grandes diferenciais do curso de pedagogia EAD da Católica Santa Catarina, é que a maioria das disciplinas possui carga horária para reflexões e análises sobre a prática profissional, com proposição de vivências no campo de atuação do pedagogo, desenvolvendo melhor as competências do profissional.
A nossa professora, Deise Susana de Souza, conta que escolheu a profissão pela paixão pela educação e tem a sua mãe, também pedagoga, como maior inspiração. Para ela, a atuação do pedagogo vai muito além do ensino em sala aula, ele é o profissional que se preocupa com o contexto político e social e com a qualidade na formação de cada estudante.
A nossa professora Diva Ranghetti atua há 35 anos e conta que divide a sua paixão pela profissão em ser professora dos anos iniciais e em contribuir com a formação continuada de outros professores.
A estudante Thaís Silva escolheu a pedagogia, pois era o seu sonho desde criança e também por acreditar que é a profissão que forma todos os outros profissionais.
Já a Aline Stammerjohann compartilhou um pouco sobre o amplo espaço no mercado de trabalho para esse profissional. Ela diz que, assim como os profissionais que atuam em outras áreas, o pedagogo(a) precisa se atualizar constantemente.
Todas as nossas professoras e a nossa acadêmica também falam sobre a importância de se reinventar como profissionais nesse momento de isolamento social, devido a Covid-19. Confira os depoimentos no vídeo:
Depois dessas informações, você tá pronto(a) para entrar no curso de Pedagogia? Se a sua resposta for sim, dá uma olhadinha em tudo que o nosso curso de pedagogia EAD pode oferecer para a sua vida profissional.
Agora, se você ainda está em dúvida, conheça as nossas outras formações aqui.
Também siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Sempre tem novidades sobre os nossos cursos por lá e dicas como melhorar a sua performance nos estudos e no trabalho. 😉
Fontes: Guia do Estudante e Blog do Enem.