A coordenadora do Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina, Diva Spézia Ranghetti, apresentou um artigo científico durante o XVII ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: A Didática e a Prática de Ensino nas Relações entre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade). O evento aconteceu entre os dias 11 e 14 deste mês, na Universidade Estadual do Ceará.

O artigo foi desenvolvido por Diva e a assistente social do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos, e é intitulado “A Formação Acadêmica por Meio de Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Espaços Sociais Inclusivos”. O trabalho apresentou dados parciais de uma pesquisa sobre a participação de acadêmicos da unidade de Jaraguá do Sul em atividades sociais realizados através do Projeto Comunitário, que passou a fazer parte da grade curricular em 2010.

O objetivo foi analisar de que forma o projeto “Conectando Gerações” contribuiu com a formação e a vida dos acadêmicos. Por meio do “Conectando Gerações”, acadêmicos de diversos cursos atuaram como monitores em cursos gratuitos de inclusão digital para idosos. Através da análise dos depoimentos dos estudantes, Diva e Ana constataram que a disciplina despertou em vários deles a vontade de continuar participando de projetos sociais. “Se não fosse o projeto Comunitário, é possível que a maioria nunca teria se envolvido nesse tipo de ação”, destaca Diva.

Outro ponto que chamou a atenção nos relatos foi que parte deles percebeu que é possível fazer a diferença no mundo com pequenas ações. “Além de terem tido a oportunidade de conhecer realidades diferentes, os acadêmicos também se sentiram realizados com o sentimento de gratidão demonstrado pelas pessoas atendidas”, afirma.

Além do curso de inclusão digital para idosos, o Projeto Comunitário oferece atividades como reforço escolar e outras ações realizadas por meio de parcerias com entidades assistenciais. Os alunos participantes devem cumprir 30 horas de disciplina para completar a grade curricular exigida para se formar na graduação. Estudantes bolsistas também participam de 20 horas por semestre de atividades socioeducativas.

Coordenadora do Projeto Comunitário apresenta artigo científico durante encontro no Ceará