No último dia 20, a Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, no bairro Aventureiro, em Joinville, inaugurou a horta pedagógica acessível, projetada por acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina. Além de atender os alunos e professores com mobilidade reduzida, a horta também foge do formato tradicional: conta com um espaço vertical e possui uma área de convivência.
O projeto Vegan – Horta Pedagógica teve a participação de dez estudantes que integram o CAUAC (Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade) da Católica SC em Joinville. Eles trabalharam na atividade durante sete meses e puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os estudantes também participaram de um mutirão para ajudar a construir a horta.
Hoje, a escola Eladir Skibinski conta com 18 alunos com deficiência. A diretora da unidade, Nazaré Costa, explica que a horta será utilizada no aprendizado de forma multidisciplinar. Os acadêmicos também criaram conjuntos de vasos com rodinhas que serão usados em sala de aula, por causa de uma aluna que não pode pegar sol. “Pensamos na construção da horta pedagógica acessível porque o nosso foco é o ensino e a aprendizagem para todos os estudantes”, destacou a diretora.
A acadêmica da 8ª fase do curso, Tamires Ferreira dos Santos, que coordenou a concepção do projeto, diz que outro diferencial da horta é que ela é sustentável. Para construir o espaço, foram reaproveitados materiais como tubos de PVC, pneus, pallets, caixotes, entre outros. “Isso mostra que é possível criar algo bacana com objetos que muitas vezes vão para o lixo e trazer melhorias para a comunidade”, comenta.
A horta comunitária foi o primeiro projeto criado pelo CAUAC e os alunos acompanharam o processo de criação desde o início – com o projeto, a execução e a conclusão do espaço. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC, Katia Cristina Lopes de Paula, destaca que a inauguração da horta comunitária reforça o compromisso social da Instituição com a comunidade.
“O escritório modelo proporcionou para eles uma experiência fantástica. A iniciativa fez com que os acadêmicos desenvolvessem habilidades e competências que vão além da sala de aula – como liderança, trabalho em equipe e a capacidade e responsabilidade de levar um projeto até o final”, orgulha-se a professora.
O que é o CAUAC?
O Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade (CAUAC) do Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Joinville é um núcleo de extensão universitária, de iniciativa e gestão estudantil, sem fins lucrativos. Neste núcleo, os professores e alunos trabalham de forma coletiva, participativa e integrada, visando a uma gestão democrática que promova a mobilização social e integrando outras áreas do conhecimento.
O CAUAC atende à parcela da comunidade que não tem acesso ao trabalho de um arquiteto e urbanista. Através da interação e troca de conhecimentos com a comunidade, a Instituição cumpre seu compromisso com o desenvolvimento do saber.