O ex-aluno formado em Ciências Contábeis pela Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Mauro de Souza Júnior, 23 anos, teve um artigo científico aprovado no X Congresso Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), que ocorre de 4 a 7 de junho, em Ribeirão Preto (SP). O evento, de abrangência internacional, proporciona a interação entre pesquisadores, professores e estudantes e a divulgação da produção técnico-científica da área.
A pesquisa é baseada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Gestão Pública Estadual: Percepção dos Gestores Sobre a Qualidade dos Controles Internos”, apresentado em fevereiro deste ano, sob a orientação da professora Marcia Zanievicz Silva.
O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade das práticas de controle interno evidenciadas no Relatório de Gestão, pelas Superintendências dos Estados brasileiros, e verificar a simetria de percepção sobre tais práticas. Os dados foram coletados a partir dos quadros de autoavaliação constantes no Relatório de Gestão, reportado anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU). A análise quantitativa adota estatística descritiva e a entropia informacional, a qual possibilitou inferir sobre a qualidade das práticas de controle interno e a convergência ou divergência de percepções dos gestores das 24 Unidades da Federação investigadas.
Os resultados evidenciaram que há aspectos e conceitos de controles internos mais bem gerenciados e esclarecidos dentro das Unidades Jurisdicionadas, como é o caso do ambiente de controle e a informação e comunicação. Por outro lado, também existem aspectos que trazem discordância de opiniões entre os gestores e deficiências apontadas, conforme os valores atribuídos na autoavaliação, indicando que alguns aspectos de controle interno requerem maior atenção, em especial a avaliação de riscos, os procedimentos de controle e o monitoramento.
O Congresso ANPCONT busca debater assuntos relevantes das Ciências Contábeis, abordando aspectos referentes aos temas do evento, divulgar a produção técnico-científica da área e fortalecer a produção científica e o intercâmbio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do país.