Cada geração traz consigo algo novo, moldando e redefinindo os cenários sociais e profissionais. A Geração Z não é exceção.
Sendo um reflexo do seu tempo, ela está imersa na era digital e pronta para revolucionar o mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre a GenZ e entender melhor quais mudanças estão acontecendo no cenário profissional das gerações atuais? Continue a leitura!
Mas quem faz parte da Geração Z?
Publicações da Pew Research Center e de autores como Jean Twenge, definem que essa geração é composta pelas pessoas nascidas aproximadamente entre o meio da década de 1990 e o início de 2010.
Frequentemente descrita como nativos digitais, os GenZ cresceram em contato com a Internet, smartphones e redes sociais. Sua relação com a tecnologia e as vivências em um mundo globalizado e altamente conectado influenciam fortemente a sua maneira de se comunicar, suas interações sociais e seus valores pessoais.
E, é claro, que as dinâmicas profissionais não poderiam ficar de fora. Na equação entre qualidade de vida e carreira de sucesso, essa nova geração opta pela manutenção da saúde mental e do seu bem-estar.
Jovens de Ambições Tranquilas
A revista Fortune afirma que estamos vivendo na era da Quiet Ambition, onde os jovens procuram repensar os modelos tradicionais de carreira para equilibrar o trabalho e sua vida pessoal, visando uma qualidade de vida maior em comparação às gerações anteriores.
Isso significa que, de maneira geral, eles não têm tanto apego a um plano de carreira, intenção de ficar e evoluir em uma mesma empresa ou mesmo de ocupar cargos de liderança.
✨ Eles buscam flexibilidade para adaptar o trabalho ao seu estilo de vida, e não para adaptar a sua vida ao trabalho. ✨
Mudanças de comportamento e choque geracional
Pensar de maneira diferente é uma das muitas características da GenZ. Contudo, quando o tema ‘invade’ o ambiente de trabalho as conversas enfrentam certos ruídos.
Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW, 68% das pessoas acreditam que lidar com a Geração Z é um desafio laboral.
Questões como a sensação de falta de comprometimento e impaciência na carreira são frequentemente levantadas pelas gerações anteriores, evidenciando um choque geracional.
Como lidar com esses desafios
E quando as opiniões de duas ou três gerações conflitam, nós chamamos um especialista para nos ajudar a entender melhor o cenário.
Por isso, convidei o profe Gabriel Rosa, psicólogo especialista em comportamento e professor do curso de Psicologia da Católica de Santa Catarina, pra trazer alguns insights super importantes sobre o assunto.
Para ele, enquanto as gerações anteriores valorizam a estabilidade profissional, a Geração Z encara a carreira de forma mais fluida, buscando oportunidades alinhadas com seus valores e priorizando a qualidade de vida.
“Eles tendem a valorizar a autenticidade, a diversidade e são mais propensos a apoiar questões de justiça social em comparação com gerações anteriores. Contrastando com gerações mais velhas, que valorizavam a estabilidade e benefícios a longo prazo, a Gen Z vê a carreira de forma mais fluida, com menos lealdade a longo prazo para com um único empregador. Assim, eles têm maior disposição para mudar de emprego em busca de alinhamento com seus valores e desenvolvimento pessoal”, destaca Gabriel.
Valorizando a diversidade e a inclusão, a GenZ também está impactando o mercado de trabalho com suas expectativas, especialmente em relação à flexibilidade e tecnologia.
Alguns dos desafios da Geração Z estão relacionados com a exigência crescente de qualificação, instabilidade econômica e um ambiente corporativo cada vez mais competitivo.
Para o profe Gabriel, a frustração com o trabalho pode surgir quando as empresas não priorizam ambientes de trabalho flexíveis, que permitem trabalho remoto e horários adaptáveis.
“Os profissionais dessa nova geração esperam que as organizações empreguem tecnologias avançadas e inovadoras, características que acabam por forçar as empresas a revisarem suas políticas de trabalho e sistemas tecnológicos para garantirem a atração e retenção desses jovens talentos”, afirma.
A união desses diferentes saberes e habilidades pode auxiliar na evolução da empresa e trazer melhoras significativas para o ambiente de trabalho.
Se você é da Geração Z e tem enfrentado dificuldades para se alocar no mercado de trabalho, esses conteúdos podem ajudar:
Como atualizar o LinkedIn? Guia para transformar o seu perfil em um campeão na rede
O start na sua carreira profissional começa aqui.
Cursos internacionais gratuitos para contribuir na sua carreira
Nos acompanhe nas redes sociais para mais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Até a próxima! 😉